Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camiletti, Giovana Gava
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10067
Resumo: O artigo analisa a existência de um discurso institucional recorrente entre as Paneleiras de Goiabeiras (ES). Tal discurso, responsável pela orientação para o mercado da atividade de fazer panelas de barro, possui a tradição como pano de fundo e o objetivo central deste artigo é a análise de sua sobrevivência na lógica mercadológica moderna considerando um dos aspectos da modernidade determinados por Giddens: os estilos de vida. Avaliamos o discurso: “ser paneleira é um orgulho e fazer panelas de barro é contribuir para a cultura capixaba”. O método de pesquisa utilizado no trabalho foi o qualitativo e a coleta de dados foi feita por meio da observação não-participante aliada à realização de entrevistas em profundidade com atores pertencentes à Associação Paneleiras de Goiabeiras, entidade responsável pela institucionalização e certificação da atividade e pela noção da importância da arte de fazer panelas de barro para as próprias paneleiras, pela valorização cultural deste  saber-fazer e pelas contribuições desta manifestação para a cultura capixaba. Todos estes aspectos presentes no discurso das paneleiras. Os resultados do trabalho sugerem que a sobrevivência desse discurso está pautada na reinvenção de uma tradição que vigora na modernidade, uma vez que foi construído com o objetivo de resgate de uma memória cultural e é reproduzido com a finalidade de estabelecer um elo forte de ligação entre as paneleiras, o saber-fazer, o produto e o mercado. Assim, o discurso recorrente é construído pautado em uma lógica mercadológica edificada na modernidade,  a qual, simplificadamente, se resume a  maximizar     lucros e minimizar custos. 
id UFBA-11_a4e4b5f47168db189f77ea22a039cbb6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10067
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de GoiabeirasModernidadeTradiçãoEstilo de VidaPaneleiras de GoiabeirasConsumo.O artigo analisa a existência de um discurso institucional recorrente entre as Paneleiras de Goiabeiras (ES). Tal discurso, responsável pela orientação para o mercado da atividade de fazer panelas de barro, possui a tradição como pano de fundo e o objetivo central deste artigo é a análise de sua sobrevivência na lógica mercadológica moderna considerando um dos aspectos da modernidade determinados por Giddens: os estilos de vida. Avaliamos o discurso: “ser paneleira é um orgulho e fazer panelas de barro é contribuir para a cultura capixaba”. O método de pesquisa utilizado no trabalho foi o qualitativo e a coleta de dados foi feita por meio da observação não-participante aliada à realização de entrevistas em profundidade com atores pertencentes à Associação Paneleiras de Goiabeiras, entidade responsável pela institucionalização e certificação da atividade e pela noção da importância da arte de fazer panelas de barro para as próprias paneleiras, pela valorização cultural deste  saber-fazer e pelas contribuições desta manifestação para a cultura capixaba. Todos estes aspectos presentes no discurso das paneleiras. Os resultados do trabalho sugerem que a sobrevivência desse discurso está pautada na reinvenção de uma tradição que vigora na modernidade, uma vez que foi construído com o objetivo de resgate de uma memória cultural e é reproduzido com a finalidade de estabelecer um elo forte de ligação entre as paneleiras, o saber-fazer, o produto e o mercado. Assim, o discurso recorrente é construído pautado em uma lógica mercadológica edificada na modernidade,  a qual, simplificadamente, se resume a  maximizar     lucros e minimizar custos. Universidade Federal da Bahia2012-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/1006710.9771/23172428rigs.v1i2.10067Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 1 n. 2 (2012)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10067/7200Camiletti, Giovana Gavainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T10:23:51Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10067Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2017-08-24T10:23:51Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
title Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
spellingShingle Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
Camiletti, Giovana Gava
Modernidade
Tradição
Estilo de Vida
Paneleiras de Goiabeiras
Consumo.
title_short Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
title_full Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
title_fullStr Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
title_full_unstemmed Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
title_sort Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras
author Camiletti, Giovana Gava
author_facet Camiletti, Giovana Gava
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camiletti, Giovana Gava
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Tradição
Estilo de Vida
Paneleiras de Goiabeiras
Consumo.
topic Modernidade
Tradição
Estilo de Vida
Paneleiras de Goiabeiras
Consumo.
description O artigo analisa a existência de um discurso institucional recorrente entre as Paneleiras de Goiabeiras (ES). Tal discurso, responsável pela orientação para o mercado da atividade de fazer panelas de barro, possui a tradição como pano de fundo e o objetivo central deste artigo é a análise de sua sobrevivência na lógica mercadológica moderna considerando um dos aspectos da modernidade determinados por Giddens: os estilos de vida. Avaliamos o discurso: “ser paneleira é um orgulho e fazer panelas de barro é contribuir para a cultura capixaba”. O método de pesquisa utilizado no trabalho foi o qualitativo e a coleta de dados foi feita por meio da observação não-participante aliada à realização de entrevistas em profundidade com atores pertencentes à Associação Paneleiras de Goiabeiras, entidade responsável pela institucionalização e certificação da atividade e pela noção da importância da arte de fazer panelas de barro para as próprias paneleiras, pela valorização cultural deste  saber-fazer e pelas contribuições desta manifestação para a cultura capixaba. Todos estes aspectos presentes no discurso das paneleiras. Os resultados do trabalho sugerem que a sobrevivência desse discurso está pautada na reinvenção de uma tradição que vigora na modernidade, uma vez que foi construído com o objetivo de resgate de uma memória cultural e é reproduzido com a finalidade de estabelecer um elo forte de ligação entre as paneleiras, o saber-fazer, o produto e o mercado. Assim, o discurso recorrente é construído pautado em uma lógica mercadológica edificada na modernidade,  a qual, simplificadamente, se resume a  maximizar     lucros e minimizar custos. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10067
10.9771/23172428rigs.v1i2.10067
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10067
identifier_str_mv 10.9771/23172428rigs.v1i2.10067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10067/7200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 1 n. 2 (2012)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151295795200