Prática? É uma Questão de Gosto!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gherardi, Silvia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10047
Resumo: Este artigo tem como objetivo melhorar a nossa compreensão de como as práticas são socialmente sustentadas, aprendidas e constantemente refinadas, argumentando que a prática é muito mais do que um conjunto de atividades – além de julgamentos instrumentais e éticos, ela envolve, gosto e apreciação. Gosto é a noção do que é esteticamente apropriado dentro de uma comunidade de praticantes – uma preferência pela “forma como fazemos as coisas juntos”. O gosto é baseado na ligação subjetiva ao objeto da prática e é aprendido e ensinado como parte de se tornar um praticante, ele é desempenhado como uma atividade coletiva e situado dentro de uma prática. A elaboração do gosto e o refinamento da prática dentro de uma comunidade envolve a formação do gosto, a qual é baseada em “conhecimento sensível” e negociação contínua de categorias estéticas. O artigo analisa como, em uma variedade de práticas, a formação do gosto ocorre por meio de três processos: o compartilhamento de um vocabulário para apreciação; a formação de identidades dentro de comunidades epistêmicas e o refinamento de desempenhos.
id UFBA-11_efcdf60b7da06b745dc43589d1c02ba0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10047
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Prática? É uma Questão de Gosto!VínculoRelatabilidade NormativaEstudos Baseados em PráticaConhecimento SensívelFormação do Gosto.Este artigo tem como objetivo melhorar a nossa compreensão de como as práticas são socialmente sustentadas, aprendidas e constantemente refinadas, argumentando que a prática é muito mais do que um conjunto de atividades – além de julgamentos instrumentais e éticos, ela envolve, gosto e apreciação. Gosto é a noção do que é esteticamente apropriado dentro de uma comunidade de praticantes – uma preferência pela “forma como fazemos as coisas juntos”. O gosto é baseado na ligação subjetiva ao objeto da prática e é aprendido e ensinado como parte de se tornar um praticante, ele é desempenhado como uma atividade coletiva e situado dentro de uma prática. A elaboração do gosto e o refinamento da prática dentro de uma comunidade envolve a formação do gosto, a qual é baseada em “conhecimento sensível” e negociação contínua de categorias estéticas. O artigo analisa como, em uma variedade de práticas, a formação do gosto ocorre por meio de três processos: o compartilhamento de um vocabulário para apreciação; a formação de identidades dentro de comunidades epistêmicas e o refinamento de desempenhos.Universidade Federal da Bahia2013-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/1004710.9771/23172428rigs.v2i1.10047Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 2 n. 1 (2013)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10047/7189Gherardi, Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-16T10:42:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10047Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-16T10:42:41Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática? É uma Questão de Gosto!
title Prática? É uma Questão de Gosto!
spellingShingle Prática? É uma Questão de Gosto!
Gherardi, Silvia
Vínculo
Relatabilidade Normativa
Estudos Baseados em Prática
Conhecimento Sensível
Formação do Gosto.
title_short Prática? É uma Questão de Gosto!
title_full Prática? É uma Questão de Gosto!
title_fullStr Prática? É uma Questão de Gosto!
title_full_unstemmed Prática? É uma Questão de Gosto!
title_sort Prática? É uma Questão de Gosto!
author Gherardi, Silvia
author_facet Gherardi, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gherardi, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Vínculo
Relatabilidade Normativa
Estudos Baseados em Prática
Conhecimento Sensível
Formação do Gosto.
topic Vínculo
Relatabilidade Normativa
Estudos Baseados em Prática
Conhecimento Sensível
Formação do Gosto.
description Este artigo tem como objetivo melhorar a nossa compreensão de como as práticas são socialmente sustentadas, aprendidas e constantemente refinadas, argumentando que a prática é muito mais do que um conjunto de atividades – além de julgamentos instrumentais e éticos, ela envolve, gosto e apreciação. Gosto é a noção do que é esteticamente apropriado dentro de uma comunidade de praticantes – uma preferência pela “forma como fazemos as coisas juntos”. O gosto é baseado na ligação subjetiva ao objeto da prática e é aprendido e ensinado como parte de se tornar um praticante, ele é desempenhado como uma atividade coletiva e situado dentro de uma prática. A elaboração do gosto e o refinamento da prática dentro de uma comunidade envolve a formação do gosto, a qual é baseada em “conhecimento sensível” e negociação contínua de categorias estéticas. O artigo analisa como, em uma variedade de práticas, a formação do gosto ocorre por meio de três processos: o compartilhamento de um vocabulário para apreciação; a formação de identidades dentro de comunidades epistêmicas e o refinamento de desempenhos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10047
10.9771/23172428rigs.v2i1.10047
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10047
identifier_str_mv 10.9771/23172428rigs.v2i1.10047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10047/7189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 2 n. 1 (2013)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151268532224