Educação no Campo: A Pedagogia da Alternância na Casa de Família Rural de Tancredo Neves-Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudineia de Jesus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Jaqueline Jesus dos, Barbosa, Josias Araújo, Kustner, Rocio Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/13112
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema educativo da Casa Familiar Rural -CFR de Tancredo Neves-BA, destacando as contribuições da Pedagogia da Alternância para a formação dos jovens do campo. A Casa Familiar Rural foi criada em 2002, dois anos após a fundação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (COOPATAN), iniciativa de um grupo de agricultores familiares apoiada pela Fundação Odebrecht. A CFR, espelhada na Pedagogia da Alternância das CFRs oriundas da França, contempla a formação do jovem alternando escola e comunidade rural. Para a pesquisa, de caráter qualitativo, foram realizadas uma entrevista aberta com um professor, outra com a monitora e uma grupal com os jovens estudantes. Constatamos a relevância da pedagogia da alternância para a permanência dos jovens no campo e para a diminuição da violência juvenil que tanto assola o Brasil.
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