Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Canton, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duso Pacheco, Luci Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097
Resumo: O artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas.  
id UEMG-2_a2979db972c8411eef160c369abd9e7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquidaCasa Familiar RuralLiquidezPedagogia da AlternânciaO artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas.  EDUEMG2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/709710.36704/eef.v26i49.7097Educação em Foco; Vol. 26 No. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)Educação em Foco; v. 26 n. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)2317-009310.36704/eef.v26i49reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097/4743Copyright (c) 2023 VANESSA DAL CANTON, Luci Mary Duso Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal Canton, VanessaDuso Pacheco, Luci Mary2023-08-10T14:41:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-08-10T14:41:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
title Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
spellingShingle Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
Dal Canton, Vanessa
Casa Familiar Rural
Liquidez
Pedagogia da Alternância
title_short Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
title_full Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
title_fullStr Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
title_full_unstemmed Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
title_sort Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
author Dal Canton, Vanessa
author_facet Dal Canton, Vanessa
Duso Pacheco, Luci Mary
author_role author
author2 Duso Pacheco, Luci Mary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Canton, Vanessa
Duso Pacheco, Luci Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Casa Familiar Rural
Liquidez
Pedagogia da Alternância
topic Casa Familiar Rural
Liquidez
Pedagogia da Alternância
description O artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097
10.36704/eef.v26i49.7097
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097
identifier_str_mv 10.36704/eef.v26i49.7097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097/4743
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 VANESSA DAL CANTON, Luci Mary Duso Pacheco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 VANESSA DAL CANTON, Luci Mary Duso Pacheco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 26 No. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)
Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)
Educação em Foco; v. 26 n. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)
2317-0093
10.36704/eef.v26i49
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782877667328