Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097 |
Resumo: | O artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas. |
id |
UEMG-2_a2979db972c8411eef160c369abd9e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquidaCasa Familiar RuralLiquidezPedagogia da AlternânciaO artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas. EDUEMG2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/709710.36704/eef.v26i49.7097Educação em Foco; Vol. 26 No. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)Educação em Foco; v. 26 n. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)2317-009310.36704/eef.v26i49reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097/4743Copyright (c) 2023 VANESSA DAL CANTON, Luci Mary Duso Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal Canton, VanessaDuso Pacheco, Luci Mary2023-08-10T14:41:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-08-10T14:41:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
title |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
spellingShingle |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida Dal Canton, Vanessa Casa Familiar Rural Liquidez Pedagogia da Alternância |
title_short |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
title_full |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
title_fullStr |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
title_full_unstemmed |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
title_sort |
Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida |
author |
Dal Canton, Vanessa |
author_facet |
Dal Canton, Vanessa Duso Pacheco, Luci Mary |
author_role |
author |
author2 |
Duso Pacheco, Luci Mary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Canton, Vanessa Duso Pacheco, Luci Mary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Casa Familiar Rural Liquidez Pedagogia da Alternância |
topic |
Casa Familiar Rural Liquidez Pedagogia da Alternância |
description |
O artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097 10.36704/eef.v26i49.7097 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v26i49.7097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7097/4743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 VANESSA DAL CANTON, Luci Mary Duso Pacheco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 VANESSA DAL CANTON, Luci Mary Duso Pacheco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 26 No. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua) Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua) Educação em Foco; v. 26 n. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua) 2317-0093 10.36704/eef.v26i49 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1798045782877667328 |