METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662 |
Resumo: | Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes em relação às metodologias de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem que estimulam a formação crítica, reflexiva e proativa. Método: pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Vinte e quatro estudantes participaram do estudo. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a técnica do grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise Focal Estratégica. Resultados: o processo de análise possibilitou a identificação de cinco categorias: Potencialidades no processo de formação, Reconhecendo algumas fragilidades, Oportunidades e diferenciais propostos aos estudantes, Desafios e Delineamento de estratégias. Conclusão: para os participantes devem ser priorizadas metodologias de ensino-aprendizagem que tenham o estudante como principal sujeito do processo formativo e que busquem o desenvolvimento de competências capazes de transcender o modelo tradicional de formação profissional. Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Ensino. |
id |
UFBA-14_141de8b6fac3200d561e58743b922ae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15662 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIROEnfermagemEducação em enfermagemEnsino.Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes em relação às metodologias de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem que estimulam a formação crítica, reflexiva e proativa. Método: pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Vinte e quatro estudantes participaram do estudo. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a técnica do grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise Focal Estratégica. Resultados: o processo de análise possibilitou a identificação de cinco categorias: Potencialidades no processo de formação, Reconhecendo algumas fragilidades, Oportunidades e diferenciais propostos aos estudantes, Desafios e Delineamento de estratégias. Conclusão: para os participantes devem ser priorizadas metodologias de ensino-aprendizagem que tenham o estudante como principal sujeito do processo formativo e que busquem o desenvolvimento de competências capazes de transcender o modelo tradicional de formação profissional. Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Ensino.Universidade Federal da Bahia2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1566210.18471/rbe.v30i2.15662Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 30 No. 2 (2016)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 30 Núm. 2 (2016)Revista Baiana de Enfermagem; v. 30 n. 2 (2016)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662/pdf_43Silveira de Quadros, JacquelineSilveira Colomé, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T08:42:21Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15662Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2016-06-30T08:42:21Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
spellingShingle |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO Silveira de Quadros, Jacqueline Enfermagem Educação em enfermagem Ensino. |
title_short |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_full |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_fullStr |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_sort |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
author |
Silveira de Quadros, Jacqueline |
author_facet |
Silveira de Quadros, Jacqueline Silveira Colomé, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Silveira Colomé, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira de Quadros, Jacqueline Silveira Colomé, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em enfermagem Ensino. |
topic |
Enfermagem Educação em enfermagem Ensino. |
description |
Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes em relação às metodologias de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem que estimulam a formação crítica, reflexiva e proativa. Método: pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Vinte e quatro estudantes participaram do estudo. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a técnica do grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise Focal Estratégica. Resultados: o processo de análise possibilitou a identificação de cinco categorias: Potencialidades no processo de formação, Reconhecendo algumas fragilidades, Oportunidades e diferenciais propostos aos estudantes, Desafios e Delineamento de estratégias. Conclusão: para os participantes devem ser priorizadas metodologias de ensino-aprendizagem que tenham o estudante como principal sujeito do processo formativo e que busquem o desenvolvimento de competências capazes de transcender o modelo tradicional de formação profissional. Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662 10.18471/rbe.v30i2.15662 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v30i2.15662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662/pdf_43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 30 No. 2 (2016) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 30 Núm. 2 (2016) Revista Baiana de Enfermagem; v. 30 n. 2 (2016) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066769449353216 |