METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira de Quadros, Jacqueline
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silveira Colomé, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662
Resumo: Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes em relação às metodologias de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem que estimulam a formação crítica, reflexiva e proativa. Método: pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Vinte e quatro estudantes participaram do estudo. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a técnica do grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise Focal Estratégica. Resultados: o processo de análise possibilitou a identificação de cinco categorias: Potencialidades no processo de formação, Reconhecendo algumas fragilidades, Oportunidades e diferenciais propostos aos estudantes, Desafios e Delineamento de estratégias. Conclusão: para os participantes devem ser priorizadas metodologias de ensino-aprendizagem que tenham o estudante como principal sujeito do processo formativo e que busquem o desenvolvimento de competências capazes de transcender o modelo tradicional de formação profissional. Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Ensino.
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