Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Biasi,Luciana Spinato
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pedro,Eva Neri Rubim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300002
Resumo: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.
id USP-24_9cbf5993ad3d7248e950da51b67ae854
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000300002
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeiraEnfermagemCuidados de enfermagemEducação em enfermagemEnsinoEstudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300002Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.3 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000300002info:eu-repo/semantics/openAccessDe Biasi,Luciana SpinatoPedro,Eva Neri Rubimpor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000300002Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-09-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
spellingShingle Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
De Biasi,Luciana Spinato
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino
title_short Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_full Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_fullStr Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_full_unstemmed Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_sort Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
author De Biasi,Luciana Spinato
author_facet De Biasi,Luciana Spinato
Pedro,Eva Neri Rubim
author_role author
author2 Pedro,Eva Neri Rubim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Biasi,Luciana Spinato
Pedro,Eva Neri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino
topic Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino
description Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.3 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532930068480