EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Lucimare
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vendruscolo, Carine, Marmett, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8366
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como processo dirigido aos trabalhadores da área, capaz de transformar práticas laborais com vistas à melhoria das condições de saúde e qualidade da assistência. O objetivo deste artigo é discutir a produção científica desenvolvida pela enfermagem brasileira sobre EPS, publicada em periódicos da área. Foi realizada uma revisão integrativa dos artigos existentes na Biblioteca Virtual da Saúde, no período de janeiro de 2004 a agosto de 2012. Os 28 estudos foram assim categorizados: Percepções e concepções sobre EPS; Aplicabilidade da EPS; Reflexões sobre a EPS na prática de enfermagem; e Perspectivas e desafios da EPS para os enfermeiros. Conclui-se que a EPS é abordada de acordo com o ideário da Política Nacional e a enfermagem vem ganhando destaque no que tange à apropriação conceitual e práticas relacionadas à temática.
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