O desafio da educação permanente e/ ou continuada na qualificação do profissional de enfermagem - uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34780 |
Resumo: | O campo de saúde no Brasil tem passado por várias mudanças que envolvem interrelações de poder entre os sujeitos envolvidos, acarretando mudanças de conceitos e gerando a quebra de vários paradigmas. Dentro desse campo, o setor da enfermagem desempenha um papel fundamental, promovendo a realização de procedimentos médicos, ações assistenciais, educacionais, planejamentos, além de coordenação e supervisão, visando promover a saúde, prevenir a doença, recuperar e reabilitar o doente. Nessas perspectivas, aumenta a necessidade de se preparar esses profissionais para essas mudanças e outras que virão no decorrer do trabalho. Na realidade, o profissional de enfermagem, em sua prática, está em constante processo educativo, porém, para que ele se elucide desta necessidade, é preciso haver no desenvolvimento de suas ações a reflexão crítica, a curiosidade, a criatividade e a investigação. Contudo, a Educação permanente e a Educação continuada não têm se mostrado muito efetivas no campo da enfermagem, por apresentarem problemas operacionais tanto por parte da instituição como desses profissionais de saúde. O presente estudo teve como objetivos a categorização dos artigos dentro das diferentes áreas da enfermagem, a fim de verificar a maior incidência dos mesmos, análise e discussão baseadas nos problemas e benefícios desses modelos de educação no campo da enfermagem, visando contribuir para a melhoria da Educação continuada e/ ou permanente nesse campo Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por levantamento dos artigos científicos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Indice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), MEDLINE e Biblioteca Cochrane. A educação tem sido considerada um instrumento de mudanças e transformações na sociedade atual. Na saúde, o processo de aquisição de conhecimentos transforma e influencia na organização do trabalho. Devemos ampliar a discussão em torno da educação permanente em saúde, por entender que está inserida na política de fortalecimento do SUS e na transformação das práticas em saúde, onde o processo de trabalho é coletivo, e não compreende exclusivamente um saber individual para responder às necessidades de saúde da população. |
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O presente estudo teve como objetivos a categorização dos artigos dentro das diferentes áreas da enfermagem, a fim de verificar a maior incidência dos mesmos, análise e discussão baseadas nos problemas e benefícios desses modelos de educação no campo da enfermagem, visando contribuir para a melhoria da Educação continuada e/ ou permanente nesse campo Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por levantamento dos artigos científicos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Indice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), MEDLINE e Biblioteca Cochrane. A educação tem sido considerada um instrumento de mudanças e transformações na sociedade atual. Na saúde, o processo de aquisição de conhecimentos transforma e influencia na organização do trabalho. Devemos ampliar a discussão em torno da educação permanente em saúde, por entender que está inserida na política de fortalecimento do SUS e na transformação das práticas em saúde, onde o processo de trabalho é coletivo, e não compreende exclusivamente um saber individual para responder às necessidades de saúde da população.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. 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