METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Gabriela de Alencar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Mayssa da Conceição, Cauduro, Fernanda Leticia Frates, Andrade, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857
Resumo: Objetivo: relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado, realizado entre março e junho de 2019, baseado nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire. Como estratégia pedagógica utilizou-se a Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez. Resultados: o Arco de Maguerez possibilitou implantar ações de educação em saúde na sala de vacina da unidade de saúde. Este processo de ensino-aprendizagem viabilizou uma postura ativa das acadêmicas envolvidas, convergiu para o propósito de facilitação da professora e resultou na efetiva implementação das estratégias planejadas durante a execução do Arco. Conclusão: o presente relato expôs uma experiência exitosa no âmbito do ensino-aprendizagem, de forma a protagonizar o papel das acadêmicas, em consonância com as diretrizes curriculares que indicam prática pedagógica ética, reflexiva e transformadora.Descritores: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.
id UFBA-14_46947bef69fe54cf1915c974f843d727
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34857
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDEObjetivo: relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado, realizado entre março e junho de 2019, baseado nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire. Como estratégia pedagógica utilizou-se a Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez. Resultados: o Arco de Maguerez possibilitou implantar ações de educação em saúde na sala de vacina da unidade de saúde. Este processo de ensino-aprendizagem viabilizou uma postura ativa das acadêmicas envolvidas, convergiu para o propósito de facilitação da professora e resultou na efetiva implementação das estratégias planejadas durante a execução do Arco. Conclusão: o presente relato expôs uma experiência exitosa no âmbito do ensino-aprendizagem, de forma a protagonizar o papel das acadêmicas, em consonância com as diretrizes curriculares que indicam prática pedagógica ética, reflexiva e transformadora.Descritores: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.Universidade Federal da Bahia2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3485710.18471/rbe.v34.34857Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 34 (2020)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857/20831https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857/20832Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Gabriela de AlencarAraújo, Mayssa da ConceiçãoCauduro, Fernanda Leticia FratesAndrade, Juliane2020-11-09T14:02:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34857Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-11-09T14:02:27Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
spellingShingle METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Veiga, Gabriela de Alencar
title_short METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_full METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_fullStr METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_full_unstemmed METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_sort METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
author Veiga, Gabriela de Alencar
author_facet Veiga, Gabriela de Alencar
Araújo, Mayssa da Conceição
Cauduro, Fernanda Leticia Frates
Andrade, Juliane
author_role author
author2 Araújo, Mayssa da Conceição
Cauduro, Fernanda Leticia Frates
Andrade, Juliane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Gabriela de Alencar
Araújo, Mayssa da Conceição
Cauduro, Fernanda Leticia Frates
Andrade, Juliane
description Objetivo: relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado, realizado entre março e junho de 2019, baseado nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire. Como estratégia pedagógica utilizou-se a Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez. Resultados: o Arco de Maguerez possibilitou implantar ações de educação em saúde na sala de vacina da unidade de saúde. Este processo de ensino-aprendizagem viabilizou uma postura ativa das acadêmicas envolvidas, convergiu para o propósito de facilitação da professora e resultou na efetiva implementação das estratégias planejadas durante a execução do Arco. Conclusão: o presente relato expôs uma experiência exitosa no âmbito do ensino-aprendizagem, de forma a protagonizar o papel das acadêmicas, em consonância com as diretrizes curriculares que indicam prática pedagógica ética, reflexiva e transformadora.Descritores: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857
10.18471/rbe.v34.34857
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v34.34857
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857/20831
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857/20832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 34 (2020)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771053674496