POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Tierle Kosloski
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nietsche, Elisabeta Albertina, Cassenote, Liege Gonçalves, Salbego, Cléton, Almeida, Patrícia Porto, Cogo, Silvana Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076
Resumo: Objetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico.
id UFBA-14_4be7852e4e0e010362af22a1415e9317
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33076
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOSObjetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico.Universidade Federal da Bahia2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3307610.18471/rbe.v33.33076Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20767https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20768Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Tierle KosloskiNietsche, Elisabeta AlbertinaCassenote, Liege GonçalvesSalbego, ClétonAlmeida, Patrícia PortoCogo, Silvana Bastos2020-03-19T10:26:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33076Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-03-19T10:26:23Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
title POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
spellingShingle POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
Ramos, Tierle Kosloski
title_short POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
title_full POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
title_fullStr POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
title_full_unstemmed POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
title_sort POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
author Ramos, Tierle Kosloski
author_facet Ramos, Tierle Kosloski
Nietsche, Elisabeta Albertina
Cassenote, Liege Gonçalves
Salbego, Cléton
Almeida, Patrícia Porto
Cogo, Silvana Bastos
author_role author
author2 Nietsche, Elisabeta Albertina
Cassenote, Liege Gonçalves
Salbego, Cléton
Almeida, Patrícia Porto
Cogo, Silvana Bastos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Tierle Kosloski
Nietsche, Elisabeta Albertina
Cassenote, Liege Gonçalves
Salbego, Cléton
Almeida, Patrícia Porto
Cogo, Silvana Bastos
description Objetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076
10.18471/rbe.v33.33076
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v33.33076
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20767
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 33 (2019)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066770682478592