POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076 |
Resumo: | Objetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico. |
id |
UFBA-14_4be7852e4e0e010362af22a1415e9317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33076 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOSObjetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico.Universidade Federal da Bahia2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3307610.18471/rbe.v33.33076Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20767https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20768Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Tierle KosloskiNietsche, Elisabeta AlbertinaCassenote, Liege GonçalvesSalbego, ClétonAlmeida, Patrícia PortoCogo, Silvana Bastos2020-03-19T10:26:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33076Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-03-19T10:26:23Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
title |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
spellingShingle |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS Ramos, Tierle Kosloski |
title_short |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
title_full |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
title_fullStr |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
title_sort |
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS |
author |
Ramos, Tierle Kosloski |
author_facet |
Ramos, Tierle Kosloski Nietsche, Elisabeta Albertina Cassenote, Liege Gonçalves Salbego, Cléton Almeida, Patrícia Porto Cogo, Silvana Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Nietsche, Elisabeta Albertina Cassenote, Liege Gonçalves Salbego, Cléton Almeida, Patrícia Porto Cogo, Silvana Bastos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Tierle Kosloski Nietsche, Elisabeta Albertina Cassenote, Liege Gonçalves Salbego, Cléton Almeida, Patrícia Porto Cogo, Silvana Bastos |
description |
Objetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076 10.18471/rbe.v33.33076 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v33.33076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20767 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33076/20768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019) Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066770682478592 |