EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3921 |
Resumo: | O artigo descreve um trabalho educativo junto a mulheres com trajetória de vida nas ruas. Inseridas em um projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG, encontramos, em uma moradia provisória, algumas mulheres grávidas e outras com bebês, sem condições para o cuidado. Considerando seu contexto de vida, percebemos a interferência de vários fatores na conduta com as crianças. O objetivo deste relato de experiência, portanto, é descrever uma Oficina de Cuidados realizada junto a essas mulheres. Implementamos a Oficina educativa sob dois enfoques: a concepção metodológica da problematização de Paulo Freire e a compreensão da realidade de vida nas ruas. Utilizando estratégias participativas, buscamos atender às necessidades da relação mãe-filho e integrar as demais moradoras ao processo de atenção à criança. Trabalhamos os temas com base nas vivências e conhecimentos das mulheres, propondo atividades práticas. Foi significativa a participação destas e concluímos que a educação não se resume a orientações, mas a uma ação prática e dialógica, que possibilite novas escolhas ao sujeito. |
id |
UFBA-14_4e8df0a79e7a6a895107fc1d8eba83de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3921 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇASEducação em saúdeSaúde da mulherEducação em enfermagemO artigo descreve um trabalho educativo junto a mulheres com trajetória de vida nas ruas. Inseridas em um projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG, encontramos, em uma moradia provisória, algumas mulheres grávidas e outras com bebês, sem condições para o cuidado. Considerando seu contexto de vida, percebemos a interferência de vários fatores na conduta com as crianças. O objetivo deste relato de experiência, portanto, é descrever uma Oficina de Cuidados realizada junto a essas mulheres. Implementamos a Oficina educativa sob dois enfoques: a concepção metodológica da problematização de Paulo Freire e a compreensão da realidade de vida nas ruas. Utilizando estratégias participativas, buscamos atender às necessidades da relação mãe-filho e integrar as demais moradoras ao processo de atenção à criança. Trabalhamos os temas com base nas vivências e conhecimentos das mulheres, propondo atividades práticas. Foi significativa a participação destas e concluímos que a educação não se resume a orientações, mas a uma ação prática e dialógica, que possibilite novas escolhas ao sujeito.Universidade Federal da Bahia2010-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/392110.18471/rbe.v21i2.3921Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 21, No 2,3 (2007)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 21, No 2,3 (2007)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 21, No 2,3 (2007)2178-86500102-543010.18471/rbe.v21i2reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3921/2895Villa, Eliana Aparecidade Oliveira Salgado, PatríciaLima Santiago Reis, Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-12T14:16:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3921Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2010-04-12T14:16:30Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
title |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS Villa, Eliana Aparecida Educação em saúde Saúde da mulher Educação em enfermagem |
title_short |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
title_full |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS |
author |
Villa, Eliana Aparecida |
author_facet |
Villa, Eliana Aparecida de Oliveira Salgado, Patrícia Lima Santiago Reis, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Salgado, Patrícia Lima Santiago Reis, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villa, Eliana Aparecida de Oliveira Salgado, Patrícia Lima Santiago Reis, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Saúde da mulher Educação em enfermagem |
topic |
Educação em saúde Saúde da mulher Educação em enfermagem |
description |
O artigo descreve um trabalho educativo junto a mulheres com trajetória de vida nas ruas. Inseridas em um projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG, encontramos, em uma moradia provisória, algumas mulheres grávidas e outras com bebês, sem condições para o cuidado. Considerando seu contexto de vida, percebemos a interferência de vários fatores na conduta com as crianças. O objetivo deste relato de experiência, portanto, é descrever uma Oficina de Cuidados realizada junto a essas mulheres. Implementamos a Oficina educativa sob dois enfoques: a concepção metodológica da problematização de Paulo Freire e a compreensão da realidade de vida nas ruas. Utilizando estratégias participativas, buscamos atender às necessidades da relação mãe-filho e integrar as demais moradoras ao processo de atenção à criança. Trabalhamos os temas com base nas vivências e conhecimentos das mulheres, propondo atividades práticas. Foi significativa a participação destas e concluímos que a educação não se resume a orientações, mas a uma ação prática e dialógica, que possibilite novas escolhas ao sujeito. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3921 10.18471/rbe.v21i2.3921 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3921 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v21i2.3921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3921/2895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 21, No 2,3 (2007) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 21, No 2,3 (2007) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 21, No 2,3 (2007) 2178-8650 0102-5430 10.18471/rbe.v21i2 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066768045309952 |