Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200017 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência sobre a realização do I Festival Enfermagem na Arte de Educar em Saúde pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, no qual se apresentaram criações artísticas, nascidas no cotidiano da Enfermagem, como instrumento para desenvolver processos de educação em saúde. O evento foi realizado em três fases: o Festival, apresentação das peças para comissões julgadoras; mostra pública das produções vencedoras e a publicação em livro das produções apresentadas. Foram 77 produções, sendo vencedoras 15 peças produzidas por enfermeiros, auxiliares e estudantes de Enfermagem, descortinando a criatividade dos profissionais de enfermagem na difícil tarefa de educar em saúde. O Festival e o livro dele resultante revelaram como os autores desenvolveram estratégias pedagógicas que davam aos sujeitos da aprendizagem o lugar ativo que por direito lhes pertencia. A experiência mostrou que quando se age inovadoramente, os resultados podem surpreender. |
id |
UFSC-17_d9e953d8f6ddbcc2c910ce4d24b0a20b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072007000200017 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiênciaEducação em saúdeEnfermagemSaúdeTrata-se de um relato de experiência sobre a realização do I Festival Enfermagem na Arte de Educar em Saúde pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, no qual se apresentaram criações artísticas, nascidas no cotidiano da Enfermagem, como instrumento para desenvolver processos de educação em saúde. O evento foi realizado em três fases: o Festival, apresentação das peças para comissões julgadoras; mostra pública das produções vencedoras e a publicação em livro das produções apresentadas. Foram 77 produções, sendo vencedoras 15 peças produzidas por enfermeiros, auxiliares e estudantes de Enfermagem, descortinando a criatividade dos profissionais de enfermagem na difícil tarefa de educar em saúde. O Festival e o livro dele resultante revelaram como os autores desenvolveram estratégias pedagógicas que davam aos sujeitos da aprendizagem o lugar ativo que por direito lhes pertencia. A experiência mostrou que quando se age inovadoramente, os resultados podem surpreender.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200017Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.2 2007reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072007000200017info:eu-repo/semantics/openAccessTrezza,Maria Cristina Soares FigueiredoSantos,Regina Maria dosSantos,Jirliane Martins dospor2007-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072007000200017Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-09-13T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
title |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
spellingShingle |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência Trezza,Maria Cristina Soares Figueiredo Educação em saúde Enfermagem Saúde |
title_short |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
title_full |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
title_fullStr |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
title_sort |
Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência |
author |
Trezza,Maria Cristina Soares Figueiredo |
author_facet |
Trezza,Maria Cristina Soares Figueiredo Santos,Regina Maria dos Santos,Jirliane Martins dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Regina Maria dos Santos,Jirliane Martins dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trezza,Maria Cristina Soares Figueiredo Santos,Regina Maria dos Santos,Jirliane Martins dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Enfermagem Saúde |
topic |
Educação em saúde Enfermagem Saúde |
description |
Trata-se de um relato de experiência sobre a realização do I Festival Enfermagem na Arte de Educar em Saúde pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, no qual se apresentaram criações artísticas, nascidas no cotidiano da Enfermagem, como instrumento para desenvolver processos de educação em saúde. O evento foi realizado em três fases: o Festival, apresentação das peças para comissões julgadoras; mostra pública das produções vencedoras e a publicação em livro das produções apresentadas. Foram 77 produções, sendo vencedoras 15 peças produzidas por enfermeiros, auxiliares e estudantes de Enfermagem, descortinando a criatividade dos profissionais de enfermagem na difícil tarefa de educar em saúde. O Festival e o livro dele resultante revelaram como os autores desenvolveram estratégias pedagógicas que davam aos sujeitos da aprendizagem o lugar ativo que por direito lhes pertencia. A experiência mostrou que quando se age inovadoramente, os resultados podem surpreender. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072007000200017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.2 2007 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389087469568 |