EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA APRIMORAMENTO DE REGISTROS DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Neuranides
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Maiara da Silva Brandão, Freitas, Caren Lorena Menezes, Oliveira, Rebeca Lopes, Santos, Danielle Silva dos, Barbosa, Luanda Karina Oliveira de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
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Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33378
Resumo: Objetivo: relatar experiência de Educação Permanente em Saúde para aprimoramento dos registros de enfermagem em prontuários. Método: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em hospital público de Salvador, Bahia, entre 14 de junho e 19 de julho de 2018. Os registros de enfermagem foram observados em cinco unidades de internação e apresentados em rodas de conversa. Resultados: os profissionais reconheceram a deficiência dos registros e associaram à falta de atenção, sobrecarga de trabalho devido ao subdimensionamento de pessoal, desconhecimento da legalidade, insuficiência de espaço para registro de intervenções realizadas e à escassez de tempo para atender às demandas do setor. Conclusão: a experiência confirmou que a Educação Permanente em Saúde, além de favorecer aprendizagem significativa, pode transformar os processos de trabalho da saúde, por ser uma modalidade de suporte e elemento de apoio para qualificar o trabalho em saúde, neste caso, o aprimoramento dos registros de enfermagem em prontuários.Descritores: Registro de Enfermagem. Educação Permanente. Cuidados de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Segurança do Paciente.
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