Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435 |
Resumo: | O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade. |
id |
IPES_dcbd9dbdaeeabacff7e2f58b2465bce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/435 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na EnfermagemEducação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutivaO Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Ana Paula AgostinhoFonseca, Fernando Luiz AffonsoSilva, Marisângela da CostaMarques, Andrea Maria CasadoLira, Petrúcya FrazãoFigueiredo, Camila Macêdo deXavier, Samyra Paula Lustoza2016-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/43510.14295/idonline.v10i30.435ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 202-2091981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435/547Direitos autorais 2021 Ana Paula Agostinho Alencar, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Marisângela da Costa Silva, Andrea Maria Casado Marques, Petrúcya Frazão Lira, Camila Macêdo de Figueiredo, Samyra Paula Lustoza Xavierhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:57Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
title |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
spellingShingle |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem Alencar, Ana Paula Agostinho Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva |
title_short |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
title_full |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
title_fullStr |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
title_sort |
Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem |
author |
Alencar, Ana Paula Agostinho |
author_facet |
Alencar, Ana Paula Agostinho Fonseca, Fernando Luiz Affonso Silva, Marisângela da Costa Marques, Andrea Maria Casado Lira, Petrúcya Frazão Figueiredo, Camila Macêdo de Xavier, Samyra Paula Lustoza |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Fernando Luiz Affonso Silva, Marisângela da Costa Marques, Andrea Maria Casado Lira, Petrúcya Frazão Figueiredo, Camila Macêdo de Xavier, Samyra Paula Lustoza |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Ana Paula Agostinho Fonseca, Fernando Luiz Affonso Silva, Marisângela da Costa Marques, Andrea Maria Casado Lira, Petrúcya Frazão Figueiredo, Camila Macêdo de Xavier, Samyra Paula Lustoza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva |
topic |
Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade. |
description |
O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435 10.14295/idonline.v10i30.435 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i30.435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435/547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Paula Agostinho Alencar, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Marisângela da Costa Silva, Andrea Maria Casado Marques, Petrúcya Frazão Lira, Camila Macêdo de Figueiredo, Samyra Paula Lustoza Xavier https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Paula Agostinho Alencar, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Marisângela da Costa Silva, Andrea Maria Casado Marques, Petrúcya Frazão Lira, Camila Macêdo de Figueiredo, Samyra Paula Lustoza Xavier https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 202-209 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421224853504 |