Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Ana Paula Agostinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fonseca, Fernando Luiz Affonso, Silva, Marisângela da Costa, Marques, Andrea Maria Casado, Lira, Petrúcya Frazão, Figueiredo, Camila Macêdo de, Xavier, Samyra Paula Lustoza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435
Resumo: O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.
id IPES_dcbd9dbdaeeabacff7e2f58b2465bce4
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/435
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na EnfermagemEducação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutivaO Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Ana Paula AgostinhoFonseca, Fernando Luiz AffonsoSilva, Marisângela da CostaMarques, Andrea Maria CasadoLira, Petrúcya FrazãoFigueiredo, Camila Macêdo deXavier, Samyra Paula Lustoza2016-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/43510.14295/idonline.v10i30.435ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 202-2091981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435/547Direitos autorais 2021 Ana Paula Agostinho Alencar, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Marisângela da Costa Silva, Andrea Maria Casado Marques, Petrúcya Frazão Lira, Camila Macêdo de Figueiredo, Samyra Paula Lustoza Xavierhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:57Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
title Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
spellingShingle Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
Alencar, Ana Paula Agostinho
Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva
title_short Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
title_full Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
title_fullStr Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
title_full_unstemmed Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
title_sort Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
author Alencar, Ana Paula Agostinho
author_facet Alencar, Ana Paula Agostinho
Fonseca, Fernando Luiz Affonso
Silva, Marisângela da Costa
Marques, Andrea Maria Casado
Lira, Petrúcya Frazão
Figueiredo, Camila Macêdo de
Xavier, Samyra Paula Lustoza
author_role author
author2 Fonseca, Fernando Luiz Affonso
Silva, Marisângela da Costa
Marques, Andrea Maria Casado
Lira, Petrúcya Frazão
Figueiredo, Camila Macêdo de
Xavier, Samyra Paula Lustoza
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Ana Paula Agostinho
Fonseca, Fernando Luiz Affonso
Silva, Marisângela da Costa
Marques, Andrea Maria Casado
Lira, Petrúcya Frazão
Figueiredo, Camila Macêdo de
Xavier, Samyra Paula Lustoza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva
topic Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva
dc.description.none.fl_txt_mv O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.
description O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435
10.14295/idonline.v10i30.435
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i30.435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/435/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Paula Agostinho Alencar, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Marisângela da Costa Silva, Andrea Maria Casado Marques, Petrúcya Frazão Lira, Camila Macêdo de Figueiredo, Samyra Paula Lustoza Xavier
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Paula Agostinho Alencar, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Marisângela da Costa Silva, Andrea Maria Casado Marques, Petrúcya Frazão Lira, Camila Macêdo de Figueiredo, Samyra Paula Lustoza Xavier
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 202-209
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421224853504