VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE DO HOMEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Darlisom Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Elizabeth, Brown, Daniel Oliveira, Koch, Rodrigo, Monteiro, Wagner Ferreira, dos Santos, Edinilza Ribeiro, Oliveira, Marília Muniz Cavalcante de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36344
Resumo: Objetivo: validar o conteúdo da tecnologia educacional “Saúde do Homem: dicas para uma vida saudável”. Método: trata-se de estudo metodológico de validação de conteúdo com juízes especialistas. Aplicou-se um questionário validado que utiliza a escala do tipo Likert. O instrumento avalia três blocos de aspectos: objetivos, estrutura e apresentação, relevância. Utilizou-se a estatística descritiva para a obtenção do índice de validade de conteúdo. Participaram nove juízes-especialistas. Resultados: o índice de validade de conteúdo por blocos foi de 0,84, 0,73, 0,84. O índice geral foi de 0,78. As sugestões dos juízes contribuíram para a revisão da tecnologia educacional e foram consideradas e incluídas na versão final. Conclusão: validou-se o manual como tecnologia educacional para disseminar informações relevantes para a população masculina e também ser um dispositivo mediador de práticas educativas da equipe multidisciplinar, principalmente para o enfermeiro, podendo contribuir positivamente na qualidade de vida da população do sexo masculino.Descritores: Saúde do Homem. Educação em Saúde. Tecnologia Biomédica. Tecnologia Educacional. Tecnologia em Saúde.
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