Práxis educativa de enfermeiros na estratégia saúde da família: do real conceptualizado à inovação tecnológica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211685 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
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Práxis educativa de enfermeiros na estratégia saúde da família: do real conceptualizado à inovação tecnológicaEnfermagemEducação em saúdeFamíliaAtenção Primária à SaúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Objetivos: Analisar a configuração política, organizacional e operativa da práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família; Propor instrumentais conceituais e tecnológicos para o processo de trabalho de educação em saúde a partir da análise da práxis (concepções e ações) de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; e Idear e prototipar instrumental tecnológico à práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Método: qualitativo, com interface participativa, operacionalizado em duas etapas. Na primeira, participativa, descritiva e conceitual, buscou-se atender o primeiro e segundo objetivos, na segunda, participativa, metodológica e co-criativa, buscou-se atender o terceiro objetivo. O contexto foi o Distrito de Saúde Leste de Manaus, com 26 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Produção de dados por meio da técnica World Café, com 03 encontros. No primeiro participaram 12 enfermeiros, no segundo 14, e para o terceiro café foram convidados os 26 partícipes dos cafés 1 e 2, obtendo adesão de 14. Os dados foram processados com auxílio do software Atlas.ti, utilizou-se a análise de conteúdo categorial-temática e a hermenêutica para análise dos produtos discursivos dos encontros. O estudo amparou-se em princípios éticos do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e obteve parecer consubstanciado de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sob a CAAE 796719170.0000.5016 e parecer No 2.376.273. Resultados: Geraram quatro Manuscritos: 1) Práxis Educativa de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; 2) Obstáculos à Práxis Educativa de Enfermeiros na Estratégia Saúde da Família; 3) Marco Conceitual para Práxis Educativa de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; e 4) Inovação Tecnológica para Práxis Educativa de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família: Ideação e Prototipagem. O primeiro desvela (re)configurações e (re)pactuações necessárias à superação das contradições entre a gestão dos serviços e instituições formadoras. O segundo identifica dificuldades estruturais, materiais e humanas, que impactam na gestão e organização do trabalho de enfermeiros na ESF. O terceiro delineia um marco conceitual, representado imageticamente como um fractal, com doze faces, que dão forma a quatro dimensões tecnológicas para mediar à práxis educativa dos enfermeiros da ESF; e o quarto descreve o processo de ideação e prototipagem de um aplicativo móvel de apoio à práxis educativa de enfermeiros da estratégia saúde da família. Conclusão: Evidenciaram-se aspectos relacionados às diferentes dimensões constitutivas da práxis e a sobreposição destas em detrimento aos atendimentos individuais centrados na doença. O enfermeiro da ESF/APS é um líder conversacional entre os pares e usuários das comunidades pertencentes. O processo de conversação, a liderança conversacional do trabalhador, a educação interprofissional em saúde, e às práticas colaborativas protagonizadas pelo enfermeiro emergiram como um grito contínuo e dinâmico para viabilizar mudanças no perfil dos profissionais pela educação (permanente) e para as novas gerações de trabalhadores (formação) totalmente envolvida e entrelaçada pelas ações colaborativas no fazer em saúde, necessário à consolidação do SUS. É possível construir instrumentais (conceituais e tecnológicos) a partir da compreensão da práxis sem limitar-se às constatações e entraves, ampliando fortalezas e potenciais na perspectiva do co- desenvolvimento mediado pela co-criação.Abstract: Objective: To analyze the political, organizational and operational configuration of the educational praxis of nurses in the Family Health Strategy; To propose conceptual and technological tools for the health education work process based on the analysis of the praxis (conceptions and actions) of nurses of the Family Health Strategy; and Idear and prototipar technological instrumental to the educational praxis of nurses in the Family Health Strategy. Method: qualitative, with participatory interface, operationalized in two stages. In the first one, participatory, descriptive and conceptual, we tried to meet the first and second objectives, in the second, participatory, methodological and co-creative, we sought to meet the third objective. The context was the Eastern Health District of the city of Manaus with 26 nurses from the Family Health Strategy. Data were produced using the World Café technique, with 3 meetings, 12 nurses participated in the first, in the second 14, and for the third coffee the 26 participants of the cafes 1 and 2 were invited, obtaining adhesion of 14. The data were processed using the software Atlas.ti8 version 8.3.20 / 2019. The analysis of thematic content and hermeneutics were used to analyze the discursive products of the meetings. The study was based on ethical principles of the National Health Council (CNS), and obtained a substantiated opinion from the Research Ethics Committee of the State University of Amazonas (UEA) under CAAE 796719170.0000.5016 and Opinion No. 2,376,273. Results: Four Manuscripts were generated: 1) Nursing Educative Praxis of the Family Health Strategy; 2) Obstacles to the Nursing Education Praxis in the Family Health Strategy; 3) Conceptual Framework for Educational Praxis of Nurses of the Family Health Strategy; and 4) Technological Innovation for Educative Practice of Nurses of the Family Health Strategy: Ideation and Prototyping. The first one reveals (re) configurations and (re) agreements necessary to overcome the contradictions between the management of services and training institutions. The second identifies structural, material and human difficulties that impact on the management and organization of the nurses' work in the FHS. The third one outlines a conceptual framework, represented as a fractal, with twelve faces, that give shape to four technological dimensions to mediate the educational praxis of the ESF nurses; and the fourth describes the process of ideation and prototyping of a mobile application to support the educative praxis of nurses in the family health strategy. Conclusion: It was evidenced aspects related to the different constitutive dimensions of the praxis and the overlapping of these in detriment to the individual visits focused on the disease. The ESF / APS nurse is a conversational leader among peers and users in the communities they belong to. The conversational process, the conversational leadership of the worker, the interprofessional education in health, and the collaborative practices carried out by the nurse emerged as a continuous and dynamic cry to enable changes in the profile of professionals through (permanent) education and for the new generations of workers (training) totally involved and intertwined by collaborative actions in health care, necessary for the consolidation of SUS. It is possible to construct instrumentals (conceptual and technological) from the understanding of praxis without limiting to the findings and obstacles, increasing strengths and potentials in the perspective of co-development co-developed by co-creation.Ramos, Flávia Regina SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Darlisom Sousa2020-08-20T06:00:18Z2020-08-20T06:00:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 p.| il.application/pdf364865https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211685porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T06:00:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T06:00:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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