PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE, SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE, BEZERRA, KALYNE ARAÚJO, GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR, AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170
Resumo: Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.
id UFBA-14_6e1f5d0d7f9f11dc76fa1b12e2a74d3a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38170
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONALObjetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.Universidade Federal da Bahia2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3817010.18471/rbe.v36.38170Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 36 (2022)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26027https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26028Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessVENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIAVENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNESANTOS LIMA, MARIA KAROLINEBEZERRA, KALYNE ARAÚJOGUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHURAZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA2021-11-22T14:21:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38170Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-11-22T14:21:34Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
title PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
spellingShingle PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA
title_short PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_full PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_fullStr PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_sort PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
author VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA
author_facet VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA
VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE
SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE
BEZERRA, KALYNE ARAÚJO
GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR
AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA
author_role author
author2 VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE
SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE
BEZERRA, KALYNE ARAÚJO
GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR
AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA
VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE
SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE
BEZERRA, KALYNE ARAÚJO
GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR
AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA
description Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170
10.18471/rbe.v36.38170
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v36.38170
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26027
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 36 (2022)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771498270720