PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170 |
Resumo: | Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado. |
id |
UFBA-14_6e1f5d0d7f9f11dc76fa1b12e2a74d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38170 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONALObjetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.Universidade Federal da Bahia2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3817010.18471/rbe.v36.38170Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; v. 36 (2022)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26027https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26028Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIAVENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNESANTOS LIMA, MARIA KAROLINEBEZERRA, KALYNE ARAÚJOGUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHURAZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA2021-11-22T14:21:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38170Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-11-22T14:21:34Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA |
title_short |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_full |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_sort |
PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
author |
VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA |
author_facet |
VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE BEZERRA, KALYNE ARAÚJO GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA |
author_role |
author |
author2 |
VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE BEZERRA, KALYNE ARAÚJO GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VENTURA BARBOSA, HEVILLYN CECILIA VENTURA BARBOSA, MAÊLLY CRISTINNE SANTOS LIMA, MARIA KAROLINE BEZERRA, KALYNE ARAÚJO GUIMARÃES DOS SANTOS, JOSÉ ARTHUR AZEVEDO, ELISÂNGELA BRAGA |
description |
Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170 10.18471/rbe.v36.38170 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v36.38170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26027 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170/26028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022) Revista Baiana de Enfermagem; v. 36 (2022) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066771498270720 |