USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes de Melo, Evandro Bernardino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho Farias Leite, Marcio, Martinuzo Filetti, Filipe, Araújo de Oliveira, Elizabete Regina, Barros Furieri, Lorena, Fioresi, Mirian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859
Resumo: Objetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. Enfermagem
id UFBA-14_7112920a4fe5864dd1d46f0b0ebc46f1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33859
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEMObjetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. EnfermagemUniversidade Federal da Bahia2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3385910.18471/rbe.v33.33859Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20756https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20757Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessMendes de Melo, Evandro BernardinoCoutinho Farias Leite, MarcioMartinuzo Filetti, FilipeAraújo de Oliveira, Elizabete ReginaBarros Furieri, LorenaFioresi, Mirian2020-03-17T09:48:48Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33859Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-03-17T09:48:48Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
spellingShingle USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
Mendes de Melo, Evandro Bernardino
title_short USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_full USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_fullStr USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_sort USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
author Mendes de Melo, Evandro Bernardino
author_facet Mendes de Melo, Evandro Bernardino
Coutinho Farias Leite, Marcio
Martinuzo Filetti, Filipe
Araújo de Oliveira, Elizabete Regina
Barros Furieri, Lorena
Fioresi, Mirian
author_role author
author2 Coutinho Farias Leite, Marcio
Martinuzo Filetti, Filipe
Araújo de Oliveira, Elizabete Regina
Barros Furieri, Lorena
Fioresi, Mirian
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes de Melo, Evandro Bernardino
Coutinho Farias Leite, Marcio
Martinuzo Filetti, Filipe
Araújo de Oliveira, Elizabete Regina
Barros Furieri, Lorena
Fioresi, Mirian
description Objetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. Enfermagem
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859
10.18471/rbe.v33.33859
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v33.33859
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20756
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 33 (2019)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771016974336