USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859 |
Resumo: | Objetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. Enfermagem |
id |
UFBA-14_7112920a4fe5864dd1d46f0b0ebc46f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33859 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEMObjetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. EnfermagemUniversidade Federal da Bahia2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3385910.18471/rbe.v33.33859Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20756https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20757Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes de Melo, Evandro BernardinoCoutinho Farias Leite, MarcioMartinuzo Filetti, FilipeAraújo de Oliveira, Elizabete ReginaBarros Furieri, LorenaFioresi, Mirian2020-03-17T09:48:48Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33859Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-03-17T09:48:48Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
title |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM Mendes de Melo, Evandro Bernardino |
title_short |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
title_full |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
title_sort |
USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM |
author |
Mendes de Melo, Evandro Bernardino |
author_facet |
Mendes de Melo, Evandro Bernardino Coutinho Farias Leite, Marcio Martinuzo Filetti, Filipe Araújo de Oliveira, Elizabete Regina Barros Furieri, Lorena Fioresi, Mirian |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho Farias Leite, Marcio Martinuzo Filetti, Filipe Araújo de Oliveira, Elizabete Regina Barros Furieri, Lorena Fioresi, Mirian |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes de Melo, Evandro Bernardino Coutinho Farias Leite, Marcio Martinuzo Filetti, Filipe Araújo de Oliveira, Elizabete Regina Barros Furieri, Lorena Fioresi, Mirian |
description |
Objetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. Enfermagem |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859 10.18471/rbe.v33.33859 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v33.33859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20756 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33859/20757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019) Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066771016974336 |