ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Bezerril, Manacés
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barreto Tavares Chiavone, Flávia, de Araujo Lima Freire, Vanessa, Gonçalves da Costa, Maria Eduarda, de Melo Paiva, Renilly, Ferreira Júnior, Marcos Antonio, Pereira Santos, Viviane Euzebia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/47387
Resumo: Objetivo: descrever as percepções e vivências de docentes da graduação de enfermagem sobre o ensino de segurança do paciente. Método: estudo transversal, descritivo, quali quantitativo, realizado com professores de enfermagem de uma universidade federal, realizado de setembro a novembro de 2018. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico e processados de forma descritiva simples com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. Resultados: a amostra foi composta por 21 docentes e emergiram três classes: primeiros passos e estímulos para o ensino de segurança do paciente no curso de enfermagem (42,5%), ações realizadas em prol do ensino de segurança do paciente na graduação (26,4%) e agentes promotores de mudanças no ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem (31,1%). Conclusão: os docentes reconheceram a segurança do paciente como um tema transversal e importante no processo formativo, mas com pouca expressividade na instituição. Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. Ensino. Docente. Educação Superior.
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