ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/47387 |
Resumo: | Objetivo: descrever as percepções e vivências de docentes da graduação de enfermagem sobre o ensino de segurança do paciente. Método: estudo transversal, descritivo, quali quantitativo, realizado com professores de enfermagem de uma universidade federal, realizado de setembro a novembro de 2018. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico e processados de forma descritiva simples com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. Resultados: a amostra foi composta por 21 docentes e emergiram três classes: primeiros passos e estímulos para o ensino de segurança do paciente no curso de enfermagem (42,5%), ações realizadas em prol do ensino de segurança do paciente na graduação (26,4%) e agentes promotores de mudanças no ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem (31,1%). Conclusão: os docentes reconheceram a segurança do paciente como um tema transversal e importante no processo formativo, mas com pouca expressividade na instituição. Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. Ensino. Docente. Educação Superior. |
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