ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE UMA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adailton da Silva dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castro, Lívia Magalhães Costa, Fagundes, Norma Carapiá, Vieira, Débora Feijó Villas Bôas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22771
Resumo: Objetivo: analisar o processo formativo de uma Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva sob a ótica dos egressos. Método: estudo descritivo, exploratório e quantitativo. Participaram todos os egressos da residência entre os anos de 2004 a 2012. Deles, 91 retornaram o instrumento de pesquisa enviado por e-mail e preenchido entre julho e setembro de 2013. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Resultados: o currículo teve maior frequência de avaliação satisfatória (87,9%); a relação entre aulas teóricas e práticas (44%) e o relacionamento com a preceptoria (34,1%) destacaram-se como avaliação intermediária. Todos relataram desenvolver competências para o mercado laboral e apenas 3,3% informaram alguma insatisfação com a residência. Conclusão: a pesquisa identificou que programas de residência devem ter propostas avaliativas que analisem diversos aspectos relacionados ao curso, além da avaliação cognitiva dos residentes. Recomenda-se implementar projetos de educação permanente que abordem atualização científica e formação pedagógica de preceptores e coordenadores.Descritores: Enfermagem. Internato não médico. Educação em enfermagem. Unidades de terapia intensiva.
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