IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.18471/rbe.v32.25470 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470 |
Resumo: | Objetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTIONAbstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROSObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería. |
id |
UFBA-14_91864d9164540b7564692be1fcaef5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25470 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
spelling |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROSObjetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTIONAbstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROSObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería.Universidade Federal da Bahia2018-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2547010.18471/rbe.v32.25470Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018)Revista Baiana de Enfermagem; v. 32 (2018)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15905https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15883Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francine da CostaApostólico, Maíra RosaPina-Oliveira, Alfredo AlmeidaPuggina, Ana Claudia Giesbrecht2018-11-26T16:24:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25470Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2018-11-26T16:24:24Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
title |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
spellingShingle |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS Alves, Francine da Costa Alves, Francine da Costa |
title_short |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
title_full |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
title_fullStr |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
title_full_unstemmed |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
title_sort |
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS |
author |
Alves, Francine da Costa |
author_facet |
Alves, Francine da Costa Alves, Francine da Costa Apostólico, Maíra Rosa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht Apostólico, Maíra Rosa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht |
author_role |
author |
author2 |
Apostólico, Maíra Rosa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francine da Costa Apostólico, Maíra Rosa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht |
description |
Objetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTIONAbstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROSObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470 10.18471/rbe.v32.25470 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v32.25470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15905 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018) Revista Baiana de Enfermagem; v. 32 (2018) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1822178860637093888 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18471/rbe.v32.25470 |