IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francine da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Apostólico, Maíra Rosa, Pina-Oliveira, Alfredo Almeida, Puggina, Ana Claudia Giesbrecht
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.18471/rbe.v32.25470
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470
Resumo: Objetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTIONAbstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROSObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería.
id UFBA-14_91864d9164540b7564692be1fcaef5c2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25470
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
spelling IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROSObjetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTIONAbstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROSObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería.Universidade Federal da Bahia2018-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2547010.18471/rbe.v32.25470Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 32 (2018)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15905https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15883Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francine da CostaApostólico, Maíra RosaPina-Oliveira, Alfredo AlmeidaPuggina, Ana Claudia Giesbrecht2018-11-26T16:24:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25470Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2018-11-26T16:24:24Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
title IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
spellingShingle IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
Alves, Francine da Costa
Alves, Francine da Costa
title_short IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
title_full IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
title_fullStr IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
title_sort IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS
author Alves, Francine da Costa
author_facet Alves, Francine da Costa
Alves, Francine da Costa
Apostólico, Maíra Rosa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Puggina, Ana Claudia Giesbrecht
Apostólico, Maíra Rosa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Puggina, Ana Claudia Giesbrecht
author_role author
author2 Apostólico, Maíra Rosa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Puggina, Ana Claudia Giesbrecht
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francine da Costa
Apostólico, Maíra Rosa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Puggina, Ana Claudia Giesbrecht
description Objetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTIONAbstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROSObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470
10.18471/rbe.v32.25470
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v32.25470
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15905
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25470/15883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 32 (2018)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 32 (2018)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1822178860637093888
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18471/rbe.v32.25470