CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765 |
Resumo: | Objetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática. |
id |
UFBA-14_9ccaae4c9292684e75203f6da39bf0b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37765 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIAObjetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática.Universidade Federal da Bahia2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3776510.18471/rbe.v35.37765Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23455https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23456Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Hayla Nunes dada Rocha, Mariana RodriguesPacheco, Haylla Simone AlmeidaCoelho, Sara FerreiraBandeira, Hilda Maria MartinsLopes, Maria do Socorro Leal2021-07-26T12:46:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37765Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:47Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Conceição, Hayla Nunes da |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Conceição, Hayla Nunes da |
author_facet |
Conceição, Hayla Nunes da da Rocha, Mariana Rodrigues Pacheco, Haylla Simone Almeida Coelho, Sara Ferreira Bandeira, Hilda Maria Martins Lopes, Maria do Socorro Leal |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha, Mariana Rodrigues Pacheco, Haylla Simone Almeida Coelho, Sara Ferreira Bandeira, Hilda Maria Martins Lopes, Maria do Socorro Leal |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Hayla Nunes da da Rocha, Mariana Rodrigues Pacheco, Haylla Simone Almeida Coelho, Sara Ferreira Bandeira, Hilda Maria Martins Lopes, Maria do Socorro Leal |
description |
Objetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765 10.18471/rbe.v35.37765 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v35.37765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23455 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021) Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066771471007744 |