CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Hayla Nunes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Rocha, Mariana Rodrigues, Pacheco, Haylla Simone Almeida, Coelho, Sara Ferreira, Bandeira, Hilda Maria Martins, Lopes, Maria do Socorro Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765
Resumo: Objetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática.
id UFBA-14_9ccaae4c9292684e75203f6da39bf0b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37765
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIAObjetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática.Universidade Federal da Bahia2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3776510.18471/rbe.v35.37765Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23455https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23456Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Hayla Nunes dada Rocha, Mariana RodriguesPacheco, Haylla Simone AlmeidaCoelho, Sara FerreiraBandeira, Hilda Maria MartinsLopes, Maria do Socorro Leal2021-07-26T12:46:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37765Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:47Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conceição, Hayla Nunes da
title_short CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Conceição, Hayla Nunes da
author_facet Conceição, Hayla Nunes da
da Rocha, Mariana Rodrigues
Pacheco, Haylla Simone Almeida
Coelho, Sara Ferreira
Bandeira, Hilda Maria Martins
Lopes, Maria do Socorro Leal
author_role author
author2 da Rocha, Mariana Rodrigues
Pacheco, Haylla Simone Almeida
Coelho, Sara Ferreira
Bandeira, Hilda Maria Martins
Lopes, Maria do Socorro Leal
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Hayla Nunes da
da Rocha, Mariana Rodrigues
Pacheco, Haylla Simone Almeida
Coelho, Sara Ferreira
Bandeira, Hilda Maria Martins
Lopes, Maria do Socorro Leal
description Objetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765
10.18471/rbe.v35.37765
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v35.37765
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23455
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37765/23456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771471007744