CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: ESTUDO TRANSVERSAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/43160 |
Resumo: | Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com 136 acadêmicos do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado. A análise efetivou-se por meio da estatística descritiva e inferencial. Resultados: os discentes que se autoavaliaram positivamente, mostraram um bom nível de conhecimento sobre a temática (r=0,29; p=0,001), assim como aqueles que haviam cursado a disciplina de primeiros socorros em períodos anteriores (p=0,012). As questões nas quais obtiveram erro foram aquelas a respeito das vias de administração da droga e suporte ventilatório em pacientes não intubados. Conclusão: os discentes de enfermagem demonstraram um nível adequado de compreensão dos protocolos sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória e possuíam arcabouço teórico obtido na disciplina de primeiros socorros, bem como em cursos de aperfeiçoamento. Descritores: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Conhecimento. Parada Cardíaca. |
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CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: ESTUDO TRANSVERSALObjetivo: avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com 136 acadêmicos do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado. A análise efetivou-se por meio da estatística descritiva e inferencial. Resultados: os discentes que se autoavaliaram positivamente, mostraram um bom nível de conhecimento sobre a temática (r=0,29; p=0,001), assim como aqueles que haviam cursado a disciplina de primeiros socorros em períodos anteriores (p=0,012). As questões nas quais obtiveram erro foram aquelas a respeito das vias de administração da droga e suporte ventilatório em pacientes não intubados. Conclusão: os discentes de enfermagem demonstraram um nível adequado de compreensão dos protocolos sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória e possuíam arcabouço teórico obtido na disciplina de primeiros socorros, bem como em cursos de aperfeiçoamento. Descritores: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Conhecimento. Parada Cardíaca. Universidade Federal da Bahia2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4316010.18471/rbe.v35.43160Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/43160/25012https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/43160/25013Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Nunes, FelipeFernandes Barbosa, Keylla TalithaRodrigues Lopes de Oliveira, Fabiana MariaPessoa da Rocha Leal, Nataliade Morais Santos, ViniciusAraújo da Silva, Lucianna JéssicaLacet Nóbrega da Silva Lima, Júlia Beatriz2021-08-02T09:29:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43160Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-08-02T09:29:37Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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