MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/13486 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as modalidades de integração da Pós-Graduação e Graduação nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Materiais e Métodos: Estudo exploratório, descritivo e documental. Dados coletados no site da CAPES, em 2011 e 2012, e referem-se ao triênio 2007/2009. Resultados: Foram identificadas como modalidades de integração: estágio de docência, participação em projetos/grupos de pesquisa, iniciação científica e atividade de extensão. Conclusão: As modalidades de integração identificadas fortaleceram a formação de graduandos, pós-graduandos, futuros pesquisadores, e a produção de novos conhecimentos para a área, além da parceria entre a academia, serviços de saúde e comunidade. Contudo, são ações individualizadas e padronizadas, que não evidenciam modelos inovadores para aprimorar a qualidade da formação nos dois níveis de ensino. É necessário o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a construção de modelos inovadores e que fortaleçam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. |
id |
UFBA-14_b74fb97546bcde48514a86c7078cb52f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13486 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEMEnsino. Educação em Enfermagem. Educação superior. Educação de pós-graduação em Enfermagem.Objetivo: Analisar as modalidades de integração da Pós-Graduação e Graduação nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Materiais e Métodos: Estudo exploratório, descritivo e documental. Dados coletados no site da CAPES, em 2011 e 2012, e referem-se ao triênio 2007/2009. Resultados: Foram identificadas como modalidades de integração: estágio de docência, participação em projetos/grupos de pesquisa, iniciação científica e atividade de extensão. Conclusão: As modalidades de integração identificadas fortaleceram a formação de graduandos, pós-graduandos, futuros pesquisadores, e a produção de novos conhecimentos para a área, além da parceria entre a academia, serviços de saúde e comunidade. Contudo, são ações individualizadas e padronizadas, que não evidenciam modelos inovadores para aprimorar a qualidade da formação nos dois níveis de ensino. É necessário o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a construção de modelos inovadores e que fortaleçam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.Universidade Federal da Bahia2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1348610.18471/rbe.v29i3.13486Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 No. 3 (2015); 192-200Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 Núm. 3 (2015); 192-200Revista Baiana de Enfermagem; v. 29 n. 3 (2015); 192-2002178-86500102-543010.18471/rbe.v29i3reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/13486/pdf_2Fernandes, Josicélia DumêtCoímbra, Laís LopesSilva, Lázaro Souza daSilva, Rosana Maria de OliveiraTeixeira, Giselle Alves da SilvaSilva, Iranete Almeida Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-05T09:38:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13486Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2015-10-05T09:38:20Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM Fernandes, Josicélia Dumêt Ensino. Educação em Enfermagem. Educação superior. Educação de pós-graduação em Enfermagem. |
title_short |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_full |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_sort |
MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
author |
Fernandes, Josicélia Dumêt |
author_facet |
Fernandes, Josicélia Dumêt Coímbra, Laís Lopes Silva, Lázaro Souza da Silva, Rosana Maria de Oliveira Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Iranete Almeida Souza |
author_role |
author |
author2 |
Coímbra, Laís Lopes Silva, Lázaro Souza da Silva, Rosana Maria de Oliveira Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Iranete Almeida Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Josicélia Dumêt Coímbra, Laís Lopes Silva, Lázaro Souza da Silva, Rosana Maria de Oliveira Teixeira, Giselle Alves da Silva Silva, Iranete Almeida Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Educação em Enfermagem. Educação superior. Educação de pós-graduação em Enfermagem. |
topic |
Ensino. Educação em Enfermagem. Educação superior. Educação de pós-graduação em Enfermagem. |
description |
Objetivo: Analisar as modalidades de integração da Pós-Graduação e Graduação nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Materiais e Métodos: Estudo exploratório, descritivo e documental. Dados coletados no site da CAPES, em 2011 e 2012, e referem-se ao triênio 2007/2009. Resultados: Foram identificadas como modalidades de integração: estágio de docência, participação em projetos/grupos de pesquisa, iniciação científica e atividade de extensão. Conclusão: As modalidades de integração identificadas fortaleceram a formação de graduandos, pós-graduandos, futuros pesquisadores, e a produção de novos conhecimentos para a área, além da parceria entre a academia, serviços de saúde e comunidade. Contudo, são ações individualizadas e padronizadas, que não evidenciam modelos inovadores para aprimorar a qualidade da formação nos dois níveis de ensino. É necessário o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a construção de modelos inovadores e que fortaleçam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/13486 10.18471/rbe.v29i3.13486 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/13486 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v29i3.13486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/13486/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 No. 3 (2015); 192-200 Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 Núm. 3 (2015); 192-200 Revista Baiana de Enfermagem; v. 29 n. 3 (2015); 192-200 2178-8650 0102-5430 10.18471/rbe.v29i3 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066769017339904 |