TIPOS E FINALIDADES DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16589 |
Resumo: | Objetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros.Descritores: Educação em Enfermagem; Simulação; Enfermagem. |
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TIPOS E FINALIDADES DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAEducação em EnfermagemSimulaçãoEnfermagemObjetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros.Descritores: Educação em Enfermagem; Simulação; Enfermagem.Universidade Federal da Bahia2016-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Integrativa da Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1658910.18471/rbe.v30i3.16589Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 30 No. 3 (2016)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 30 Núm. 3 (2016)Revista Baiana de Enfermagem; v. 30 n. 3 (2016)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16589/pdf_69Costa, Raphael Raniere de OliveiraMedeiros, Soraya Maria deVitor, Allyne FortesLira, Ana Luisa Brandão de CarvalhoMartins, José Carlos AmadoAraújo, Marília Souto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-25T13:44:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16589Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2016-11-25T13:44:20Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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