SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476 |
Resumo: | A simulação no ensino de Ciências da Saúde tem se tornado ferramenta fundamental e frequente para a formação dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. Revisão integrativa realizada com o objetivo de analisar o referencial teórico e descrever as vantagens acerca da simulação realística como estratégia de ensino para o curso de enfermagem. Dados coletados nas bases indexadas ScieLo, PubMed e LiLacs dos últimos 5 anos. Foram selecionados 754 artigos e, destes, 26 foram analisados após cumprimento dos critérios de elegibilidade. Em 69% dos artigos, a simulação foi apontada como importante veículo para a promoção de oportunidades de aprendizagem e treinamento. A simulação foi considerada um método inovador que oferece possibilidades de ampliação da teoria e da prática para o corpo discente. |
id |
UFBA-14_1419f610bf1efb4d919d53f1e13ecef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8476 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVASimulaçãoEducaçãoEnfermagem A simulação no ensino de Ciências da Saúde tem se tornado ferramenta fundamental e frequente para a formação dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. Revisão integrativa realizada com o objetivo de analisar o referencial teórico e descrever as vantagens acerca da simulação realística como estratégia de ensino para o curso de enfermagem. Dados coletados nas bases indexadas ScieLo, PubMed e LiLacs dos últimos 5 anos. Foram selecionados 754 artigos e, destes, 26 foram analisados após cumprimento dos critérios de elegibilidade. Em 69% dos artigos, a simulação foi apontada como importante veículo para a promoção de oportunidades de aprendizagem e treinamento. A simulação foi considerada um método inovador que oferece possibilidades de ampliação da teoria e da prática para o corpo discente. Universidade Federal da Bahia2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/847610.18471/rbe.v28i2.8476Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 No. 2 (2014)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 Núm. 2 (2014)Revista Baiana de Enfermagem; v. 28 n. 2 (2014)2178-86500102-543010.18471/rbe.v28i2reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476/8874Barreto, Daniele GomesSilva, Kamilla Grasielle Nunes daMoreira, Sthefânya Shabryny Cavalcante RegisSilva, Tatiane Sousa daMagro, Marcia Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-10T16:05:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8476Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2014-12-10T16:05:35Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA Barreto, Daniele Gomes Simulação Educação Enfermagem |
title_short |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Barreto, Daniele Gomes |
author_facet |
Barreto, Daniele Gomes Silva, Kamilla Grasielle Nunes da Moreira, Sthefânya Shabryny Cavalcante Regis Silva, Tatiane Sousa da Magro, Marcia Cristina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kamilla Grasielle Nunes da Moreira, Sthefânya Shabryny Cavalcante Regis Silva, Tatiane Sousa da Magro, Marcia Cristina da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Daniele Gomes Silva, Kamilla Grasielle Nunes da Moreira, Sthefânya Shabryny Cavalcante Regis Silva, Tatiane Sousa da Magro, Marcia Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Educação Enfermagem |
topic |
Simulação Educação Enfermagem |
description |
A simulação no ensino de Ciências da Saúde tem se tornado ferramenta fundamental e frequente para a formação dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. Revisão integrativa realizada com o objetivo de analisar o referencial teórico e descrever as vantagens acerca da simulação realística como estratégia de ensino para o curso de enfermagem. Dados coletados nas bases indexadas ScieLo, PubMed e LiLacs dos últimos 5 anos. Foram selecionados 754 artigos e, destes, 26 foram analisados após cumprimento dos critérios de elegibilidade. Em 69% dos artigos, a simulação foi apontada como importante veículo para a promoção de oportunidades de aprendizagem e treinamento. A simulação foi considerada um método inovador que oferece possibilidades de ampliação da teoria e da prática para o corpo discente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476 10.18471/rbe.v28i2.8476 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v28i2.8476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476/8874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 No. 2 (2014) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 Núm. 2 (2014) Revista Baiana de Enfermagem; v. 28 n. 2 (2014) 2178-8650 0102-5430 10.18471/rbe.v28i2 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066768906190848 |