MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira, Luciene Marcelina Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Souza, Ellen Moreira, Pontes, Evellyn Franco, Pereira, Luciane Lucio, Apostolico, Maíra Rosa, Puggina, Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898
Resumo: Objetivos: mensurar a motivação no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação a Distância de alunos do curso de enfermagem e avaliar a interferência de características pessoais na motivação para o uso dessas tecnologias. Método: estudo transversal quantitativo com o uso da Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Foram realizadas análises descritiva e inferencial. Resultados: a amostra de 188 alunos de graduação em enfermagem apresentou baixa média de motivação, com escore médio de 77,49 (±25,57). A desmotivação no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação foi evidente e mais acentuada no sexo feminino. Conclusão: em geral, maior motivação foi encontrada em alunos viúvos ou separados e naqueles matriculados no quinto ou oitavo semestres.Descritores: Educação a distância. Educação superior. Tecnologia educacional. Enfermagem.
id UFBA-14_cceb56d7201c6e45fcb8bd197abd8c5a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17898
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOObjetivos: mensurar a motivação no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação a Distância de alunos do curso de enfermagem e avaliar a interferência de características pessoais na motivação para o uso dessas tecnologias. Método: estudo transversal quantitativo com o uso da Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Foram realizadas análises descritiva e inferencial. Resultados: a amostra de 188 alunos de graduação em enfermagem apresentou baixa média de motivação, com escore médio de 77,49 (±25,57). A desmotivação no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação foi evidente e mais acentuada no sexo feminino. Conclusão: em geral, maior motivação foi encontrada em alunos viúvos ou separados e naqueles matriculados no quinto ou oitavo semestres.Descritores: Educação a distância. Educação superior. Tecnologia educacional. Enfermagem.Universidade Federal da Bahia2017-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1789810.18471/rbe.v31i3.17898Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 3 (2017)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 31 n. 3 (2017)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898/15078https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898/14950De Oliveira, Luciene Marcelina Alvesde Souza, Ellen MoreiraPontes, Evellyn FrancoPereira, Luciane LucioApostolico, Maíra RosaPuggina, Ana Claudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T11:57:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17898Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2018-04-11T11:57:04Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
spellingShingle MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
De Oliveira, Luciene Marcelina Alves
title_short MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_fullStr MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_sort MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
author De Oliveira, Luciene Marcelina Alves
author_facet De Oliveira, Luciene Marcelina Alves
de Souza, Ellen Moreira
Pontes, Evellyn Franco
Pereira, Luciane Lucio
Apostolico, Maíra Rosa
Puggina, Ana Claudia
author_role author
author2 de Souza, Ellen Moreira
Pontes, Evellyn Franco
Pereira, Luciane Lucio
Apostolico, Maíra Rosa
Puggina, Ana Claudia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira, Luciene Marcelina Alves
de Souza, Ellen Moreira
Pontes, Evellyn Franco
Pereira, Luciane Lucio
Apostolico, Maíra Rosa
Puggina, Ana Claudia
description Objetivos: mensurar a motivação no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação a Distância de alunos do curso de enfermagem e avaliar a interferência de características pessoais na motivação para o uso dessas tecnologias. Método: estudo transversal quantitativo com o uso da Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Foram realizadas análises descritiva e inferencial. Resultados: a amostra de 188 alunos de graduação em enfermagem apresentou baixa média de motivação, com escore médio de 77,49 (±25,57). A desmotivação no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação foi evidente e mais acentuada no sexo feminino. Conclusão: em geral, maior motivação foi encontrada em alunos viúvos ou separados e naqueles matriculados no quinto ou oitavo semestres.Descritores: Educação a distância. Educação superior. Tecnologia educacional. Enfermagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898
10.18471/rbe.v31i3.17898
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v31i3.17898
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898/15078
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17898/14950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2017)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 3 (2017)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 31 n. 3 (2017)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066769988321280