A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sonia Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102810
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem.
id UFRGS-2_6b21edffbb4230a9cc85f37d0fc0459e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102810
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Sonia MariaMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102810000921470Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem.This study aims to analyze the importance of the use of information and communication technologies in teaching activities and student motivation in the quest for an education based on the role of the student. This study bet on Pedagogy project as motivating methodology. Thus, we used the example of a project whose focus is to promote reading and literary creation, this project, with reference back to the use of the resources provided by various media as well as the use of computers, virtual tools, games, applications and programs educational. By observing the development of the aforementioned project and the tabulation of results of an opinion poll to participating students, this study will prove the potential of information and communication technologies as valuable educational tool in teaching practice and innovation in rescue motivation in teaching and learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemMotivaçãoInformation and communication technologiesProjectsMotivationRescueTeachingLearningA importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921470.pdf000921470.pdfTexto completoapplication/pdf398676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/1/000921470.pdf6999fa52824f40c726b35a4a9f024108MD51TEXT000921470.pdf.txt000921470.pdf.txtExtracted Texttext/plain74873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/2/000921470.pdf.txt33048d764662a7a65cdd575793a9e896MD52THUMBNAIL000921470.pdf.jpg000921470.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/3/000921470.pdf.jpg4d6b67bec1adb0d657c1a0dcf093e794MD5310183/1028102018-10-24 09:16:26.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
title A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
spellingShingle A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
Teixeira, Sonia Maria
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Motivação
Information and communication technologies
Projects
Motivation
Rescue
Teaching
Learning
title_short A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
title_full A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
title_fullStr A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
title_full_unstemmed A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
title_sort A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
author Teixeira, Sonia Maria
author_facet Teixeira, Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sonia Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
contributor_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Motivação
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Motivação
Information and communication technologies
Projects
Motivation
Rescue
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Projects
Motivation
Rescue
Teaching
Learning
description Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102810
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921470
url http://hdl.handle.net/10183/102810
identifier_str_mv 000921470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/1/000921470.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/2/000921470.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/3/000921470.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6999fa52824f40c726b35a4a9f024108
33048d764662a7a65cdd575793a9e896
4d6b67bec1adb0d657c1a0dcf093e794
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471303946240