REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555 |
Resumo: | Objetivo: analisar as repercussões das atividades de educação permanente nas práticas assistenciais dos profissionais de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um hospital universitário de grande porte localizado no município de Salvador, Bahia, Brasil. Foram entrevistados 17 profissionais de enfermagem, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada foram processados no software IRAMUTEQ. Resultados: obteve-se um percentual de retenção do texto de 80,3%, 320 Unidades de Contexto Elementares e 5 classes lexicais. Os entrevistados atribuíram à participação nas atividades de educação permanente um papel relevante, com repercussões positivas para a assistência de enfermagem. Conclusão: a participação em atividades de educação permanente levou à sensibilização sobre as necessidades educativas e, assim, pôde favorecer maior satisfação com o trabalho e melhor qualidade na assistência, visto que os profissionais de enfermagem passaram a sentir-se mais qualificados e atualizados.Descritores: Educação Permanente. Capacitação em Serviço. Equipe de Enfermagem. Assistência de Enfermagem. Serviços de Saúde. |
id |
UFBA-14_d800bdb468f67756617ec3cad92f2567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27555 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEMObjetivo: analisar as repercussões das atividades de educação permanente nas práticas assistenciais dos profissionais de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um hospital universitário de grande porte localizado no município de Salvador, Bahia, Brasil. Foram entrevistados 17 profissionais de enfermagem, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada foram processados no software IRAMUTEQ. Resultados: obteve-se um percentual de retenção do texto de 80,3%, 320 Unidades de Contexto Elementares e 5 classes lexicais. Os entrevistados atribuíram à participação nas atividades de educação permanente um papel relevante, com repercussões positivas para a assistência de enfermagem. Conclusão: a participação em atividades de educação permanente levou à sensibilização sobre as necessidades educativas e, assim, pôde favorecer maior satisfação com o trabalho e melhor qualidade na assistência, visto que os profissionais de enfermagem passaram a sentir-se mais qualificados e atualizados.Descritores: Educação Permanente. Capacitação em Serviço. Equipe de Enfermagem. Assistência de Enfermagem. Serviços de Saúde.Universidade Federal da Bahia2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2755510.18471/rbe.v33.27555Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555/19111https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555/19112Copyright (c) 2019 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Maristela Conceição deSilva, Valdenir Almeida daMota, Rosana SantosCosta, Juliana Cana BrazilMendes, Andreia SantosOliveira, Marcelle de Jesus2020-02-19T10:09:03Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27555Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-02-19T10:09:03Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Jesus, Maristela Conceição de |
title_short |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_full |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_sort |
REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
author |
Jesus, Maristela Conceição de |
author_facet |
Jesus, Maristela Conceição de Silva, Valdenir Almeida da Mota, Rosana Santos Costa, Juliana Cana Brazil Mendes, Andreia Santos Oliveira, Marcelle de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Valdenir Almeida da Mota, Rosana Santos Costa, Juliana Cana Brazil Mendes, Andreia Santos Oliveira, Marcelle de Jesus |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Maristela Conceição de Silva, Valdenir Almeida da Mota, Rosana Santos Costa, Juliana Cana Brazil Mendes, Andreia Santos Oliveira, Marcelle de Jesus |
description |
Objetivo: analisar as repercussões das atividades de educação permanente nas práticas assistenciais dos profissionais de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um hospital universitário de grande porte localizado no município de Salvador, Bahia, Brasil. Foram entrevistados 17 profissionais de enfermagem, entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada foram processados no software IRAMUTEQ. Resultados: obteve-se um percentual de retenção do texto de 80,3%, 320 Unidades de Contexto Elementares e 5 classes lexicais. Os entrevistados atribuíram à participação nas atividades de educação permanente um papel relevante, com repercussões positivas para a assistência de enfermagem. Conclusão: a participação em atividades de educação permanente levou à sensibilização sobre as necessidades educativas e, assim, pôde favorecer maior satisfação com o trabalho e melhor qualidade na assistência, visto que os profissionais de enfermagem passaram a sentir-se mais qualificados e atualizados.Descritores: Educação Permanente. Capacitação em Serviço. Equipe de Enfermagem. Assistência de Enfermagem. Serviços de Saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555 10.18471/rbe.v33.27555 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v33.27555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555/19111 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/27555/19112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019) Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066770590203904 |