Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorris, Pollyana Plautz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215933
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
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spelling Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonarEnfermagemEducação permanenteEducação em saúdeRessuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros)Equipe de EnfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.A Parada Cardiorrespiratória é um incidente que gera angustia na equipe de enfermagem, por necessitar de raciocínio clínico para um atendimento rápido, coordenado e padronizado. Por este motivo é necessário que a equipe mantenha, de forma permanente, atualização sobre o tema Ressuscitação Cardiorrespiratória no ambiente de trabalho. Esse processo pode ser realizado como Educação Permanente, a partir da construção coletiva de conhecimentos reflexivos e participativos, para a mudança na realidade e transformação das práticas de saúde. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma proposta de Educação Permanente junto à equipe de enfermagem de uma clínica cirúrgica para situações de Parada Cardiorrespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar por meio da metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, que utilizou como estratégia a pesquisa-ação decorrente da problematização sobre o assunto Ressuscitação Cardiopulmonar com profissionais de enfermagem por meio do Arco de Maguerez, que contém cinco etapas: Observação da realidade; Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de solução; Aplicação à realidade ? Prática. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução CNS nº 466 de 12/12/12, foi iniciado após aprovação do projeto na Gerência de Ensino e Pesquisa GEP/HU/UFSC com número de protocolo: 025 e aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (CEPSH), com número de CAAE: 09477019.8.0000.0121 e número de parecer: 3.326.360. Os participantes que aceitaram participar e assinaram o TCLE tiveram garantidos o sigilo e a confidencialidade. Os participantes do estudo foram três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem no período de junho a julho de 2019, em uma unidade de clinica cirúrgica de um hospital do sul do Brasil. Os resultados apontam que os profissionais de enfermagem sentem medo e insegurança no atendimento em Ressuscitação Cardiopulmonar por ser um atendimento complexo que demanda ações imediatas, coordenadas, integração entre a equipe e risco de morte ao paciente. A análise dos dados foi realizada a partir da proposta operativa de Minayo, surgiram sete categorias: Sentimentos dos profissionais de enfermagem diante da PCR; Experiência da equipe no cuidado ao paciente em situação de PCR; Liderança dos enfermeiros perante a equipe de enfermagem no atendimento a PCR; A importância do tempo para a equipe de enfermagem; EPS na RCP; Causas indiretas que interferem no cuidado ao paciente em PCR; Formação da equipe de enfermagem e necessidade de formação para preceptoria. Conclui-se que ações de Educação Permanente devem ser inseridas no processo de trabalho da equipe, resultando em transformações nas práticas de saúde, utilizando a simulação e a construção de materiais, como os realizados neste estudo, para facilitar e tornar o cuidado mais seguro ao paciente.Kempfer, Silvana SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaGorris, Pollyana Plautz2020-10-21T21:23:44Z2020-10-21T21:23:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 p.| il., gráfs.application/pdf369933https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215933porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:23:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:23:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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