REPERCUSSÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/28274 |
Resumo: | Objetivo: analisar a repercussão da relação professor-aluno na formação de graduandos em enfermagem. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com 27 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2017. Os dados foram analisados segundo a análise textual discursiva. Resultados: da análise dos dados, emergiram três categorias: “Barreiras na relação professor-aluno”, “Facilitadores da relação professor-aluno” e “Ética nas relações professor-aluno”. Conclusão: a repercussão da relação professor-aluno na formação de graduandos em enfermagem perpassa aspectos que contemplam não apenas o currículo acadêmico, mas também aspectos relacionais que determinam a forma de ser e agir dos futuros profissionais. Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ética. |
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REPERCUSSÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEMObjetivo: analisar a repercussão da relação professor-aluno na formação de graduandos em enfermagem. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com 27 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2017. Os dados foram analisados segundo a análise textual discursiva. Resultados: da análise dos dados, emergiram três categorias: “Barreiras na relação professor-aluno”, “Facilitadores da relação professor-aluno” e “Ética nas relações professor-aluno”. Conclusão: a repercussão da relação professor-aluno na formação de graduandos em enfermagem perpassa aspectos que contemplam não apenas o currículo acadêmico, mas também aspectos relacionais que determinam a forma de ser e agir dos futuros profissionais. Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ética.Universidade Federal da Bahia2019-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2827410.18471/rbe.v33.28274Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/28274/19992https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/28274/20009Copyright (c) 2019 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mattos, Larissa MerinoRamos, Aline MarcelinoBarlem, Edison Luiz DevosGama, Bárbara da silvaMinasi, Alex Sandra ÁvilaAmorim, Caroline Bettanzos2020-02-19T10:09:03Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28274Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-02-19T10:09:03Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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