EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetti, Ariane Cristina Barboza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moura, André Almeida de, Zanetti, Maria Olívia Barboza, Ramos, Daniele, Bonelli, Marina Cortez Pereira, Alcoforado, Carla Lucia Goulart Constant
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484
Resumo: Objetivo: identificar a aplicabilidade do Exame Clínico Objetivo Estruturado como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica de discentes de graduação da saúde. Método: trata-se de revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas em três bases de dados, no período de 2010 a 2015. Resultados: selecionaram-se 12 manuscritos, que foram categorizados em dois grupos: Exame Clínico Objetivo Estruturado como método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos discentes na simulação da prática, e Exame Clínico Objetivo Estruturado como avaliação preditiva do desempenho do estudante na prática clínica. Conclusão: evidenciou-se que o Exame Clínico Objetivo Estruturado é reconhecido como estratégia válida para avaliar a competência clínica no processo de ensino-aprendizagem, apresentando benefícios significativos, entretanto, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.Descritores: Avaliação educacional Competência clínica Simulação.
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