EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484 |
Resumo: | Objetivo: identificar a aplicabilidade do Exame Clínico Objetivo Estruturado como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica de discentes de graduação da saúde. Método: trata-se de revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas em três bases de dados, no período de 2010 a 2015. Resultados: selecionaram-se 12 manuscritos, que foram categorizados em dois grupos: Exame Clínico Objetivo Estruturado como método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos discentes na simulação da prática, e Exame Clínico Objetivo Estruturado como avaliação preditiva do desempenho do estudante na prática clínica. Conclusão: evidenciou-se que o Exame Clínico Objetivo Estruturado é reconhecido como estratégia válida para avaliar a competência clínica no processo de ensino-aprendizagem, apresentando benefícios significativos, entretanto, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.Descritores: Avaliação educacional Competência clínica Simulação. |
id |
UFBA-14_dd1c9466bd848e12f450cb0a1e9ef5a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20484 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVAAvaliação educacionalCompetência clínicaSimulaçãoObjetivo: identificar a aplicabilidade do Exame Clínico Objetivo Estruturado como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica de discentes de graduação da saúde. Método: trata-se de revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas em três bases de dados, no período de 2010 a 2015. Resultados: selecionaram-se 12 manuscritos, que foram categorizados em dois grupos: Exame Clínico Objetivo Estruturado como método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos discentes na simulação da prática, e Exame Clínico Objetivo Estruturado como avaliação preditiva do desempenho do estudante na prática clínica. Conclusão: evidenciou-se que o Exame Clínico Objetivo Estruturado é reconhecido como estratégia válida para avaliar a competência clínica no processo de ensino-aprendizagem, apresentando benefícios significativos, entretanto, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.Descritores: Avaliação educacional Competência clínica Simulação.Universidade Federal da Bahia2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Integrativa da Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2048410.18471/rbe.v31i4.20484Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 4 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 4 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; v. 31 n. 4 (2017)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484/15375https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484/15376Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessZanetti, Ariane Cristina BarbozaMoura, André Almeida deZanetti, Maria Olívia BarbozaRamos, DanieleBonelli, Marina Cortez PereiraAlcoforado, Carla Lucia Goulart Constant2018-02-05T12:46:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20484Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2018-02-05T12:46:37Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA Zanetti, Ariane Cristina Barboza Avaliação educacional Competência clínica Simulação |
title_short |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Zanetti, Ariane Cristina Barboza |
author_facet |
Zanetti, Ariane Cristina Barboza Moura, André Almeida de Zanetti, Maria Olívia Barboza Ramos, Daniele Bonelli, Marina Cortez Pereira Alcoforado, Carla Lucia Goulart Constant |
author_role |
author |
author2 |
Moura, André Almeida de Zanetti, Maria Olívia Barboza Ramos, Daniele Bonelli, Marina Cortez Pereira Alcoforado, Carla Lucia Goulart Constant |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanetti, Ariane Cristina Barboza Moura, André Almeida de Zanetti, Maria Olívia Barboza Ramos, Daniele Bonelli, Marina Cortez Pereira Alcoforado, Carla Lucia Goulart Constant |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Competência clínica Simulação |
topic |
Avaliação educacional Competência clínica Simulação |
description |
Objetivo: identificar a aplicabilidade do Exame Clínico Objetivo Estruturado como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica de discentes de graduação da saúde. Método: trata-se de revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas em três bases de dados, no período de 2010 a 2015. Resultados: selecionaram-se 12 manuscritos, que foram categorizados em dois grupos: Exame Clínico Objetivo Estruturado como método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos discentes na simulação da prática, e Exame Clínico Objetivo Estruturado como avaliação preditiva do desempenho do estudante na prática clínica. Conclusão: evidenciou-se que o Exame Clínico Objetivo Estruturado é reconhecido como estratégia válida para avaliar a competência clínica no processo de ensino-aprendizagem, apresentando benefícios significativos, entretanto, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.Descritores: Avaliação educacional Competência clínica Simulação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Integrativa da Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484 10.18471/rbe.v31i4.20484 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v31i4.20484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484/15375 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20484/15376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 4 (2017) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 4 (2017) Revista Baiana de Enfermagem; v. 31 n. 4 (2017) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066770029215744 |