ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabelly Gomes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Lydia Vieira Freitas dos, Silva, Antônio Uelton de Araújo da, Araújo, Márcio Flávio Moura de, Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros, Melo, Emanuella Silva Joventino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38280
Resumo: Objetivo: analisar as campanhas publicitárias do Brasil e de Angola acerca do HIV/Aids e refletir sobre os aspectos socioculturais relacionados à doença que possuem influência direta na sua concepção pelo ser humano. Método: estudo descritivo, exploratório e de caráter qualitativo. A busca do material audiovisual foi realizada no sítio de compartilhamento de vídeo YouTube. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Métodos de proteção abordados nas propagandas”; “Protagonistas das propagandas”; “Apelos comportamentais incorporados”; “Aspectos culturais abordados”. Resultados: os diferentes contextos culturais influenciam diretamente nas companhas publicitárias, pois, enquanto no Brasil as ações são voltadas para o uso do preservativo no período carnavalesco, em Angola o foco engloba as relações extraconjugais e o compartilhamento de fômites. Considerações finais: campanhas publicitárias são importantes meios de transformação social, podendo promover melhorias na mudança de comportamento dos indivíduos e na prevenção de doenças e agravos.Descritores: Mídia Audiovisual. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Brasil. Angola.
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