ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38280 |
Resumo: | Objetivo: analisar as campanhas publicitárias do Brasil e de Angola acerca do HIV/Aids e refletir sobre os aspectos socioculturais relacionados à doença que possuem influência direta na sua concepção pelo ser humano. Método: estudo descritivo, exploratório e de caráter qualitativo. A busca do material audiovisual foi realizada no sítio de compartilhamento de vídeo YouTube. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Métodos de proteção abordados nas propagandas”; “Protagonistas das propagandas”; “Apelos comportamentais incorporados”; “Aspectos culturais abordados”. Resultados: os diferentes contextos culturais influenciam diretamente nas companhas publicitárias, pois, enquanto no Brasil as ações são voltadas para o uso do preservativo no período carnavalesco, em Angola o foco engloba as relações extraconjugais e o compartilhamento de fômites. Considerações finais: campanhas publicitárias são importantes meios de transformação social, podendo promover melhorias na mudança de comportamento dos indivíduos e na prevenção de doenças e agravos.Descritores: Mídia Audiovisual. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Brasil. Angola. |
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ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLAObjetivo: analisar as campanhas publicitárias do Brasil e de Angola acerca do HIV/Aids e refletir sobre os aspectos socioculturais relacionados à doença que possuem influência direta na sua concepção pelo ser humano. Método: estudo descritivo, exploratório e de caráter qualitativo. A busca do material audiovisual foi realizada no sítio de compartilhamento de vídeo YouTube. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Métodos de proteção abordados nas propagandas”; “Protagonistas das propagandas”; “Apelos comportamentais incorporados”; “Aspectos culturais abordados”. Resultados: os diferentes contextos culturais influenciam diretamente nas companhas publicitárias, pois, enquanto no Brasil as ações são voltadas para o uso do preservativo no período carnavalesco, em Angola o foco engloba as relações extraconjugais e o compartilhamento de fômites. Considerações finais: campanhas publicitárias são importantes meios de transformação social, podendo promover melhorias na mudança de comportamento dos indivíduos e na prevenção de doenças e agravos.Descritores: Mídia Audiovisual. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Brasil. Angola.Universidade Federal da Bahia2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3828010.18471/rbe.v35.38280Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38280/23499https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38280/23500Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Isabelly Gomes deSantos, Lydia Vieira Freitas dosSilva, Antônio Uelton de Araújo daAraújo, Márcio Flávio Moura deBraga, Hévila Ferreira Gomes MedeirosMelo, Emanuella Silva Joventino2021-07-26T12:46:45Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38280Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:45Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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