TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883 |
Resumo: | O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas. |
id |
UFBA-14_fb0c90ba8fb3f91a7f99a8db6d1019da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9883 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEMEducação em enfermagem. Tecnologia. Ensino.O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas. Universidade Federal da Bahia2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/988310.18471/rbe.v29i1.9883Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 No. 1 (2015)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 Núm. 1 (2015)Revista Baiana de Enfermagem; v. 29 n. 1 (2015)2178-86500102-543010.18471/rbe.v29i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883/9540Candido de Oliveira Salvador, Pétala TuaniFilgueira Martins, Cláudia CristianeAndrade Alves, Kisna YasminSilvanêre Pereira, MartaPereira Santos, Viviane EuzébiaVieira Tourinho, Francis Solangeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-26T09:54:31Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9883Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2015-08-26T09:54:31Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino. |
title_short |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_full |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
title_sort |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM |
author |
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani |
author_facet |
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani Filgueira Martins, Cláudia Cristiane Andrade Alves, Kisna Yasmin Silvanêre Pereira, Marta Pereira Santos, Viviane Euzébia Vieira Tourinho, Francis Solange |
author_role |
author |
author2 |
Filgueira Martins, Cláudia Cristiane Andrade Alves, Kisna Yasmin Silvanêre Pereira, Marta Pereira Santos, Viviane Euzébia Vieira Tourinho, Francis Solange |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani Filgueira Martins, Cláudia Cristiane Andrade Alves, Kisna Yasmin Silvanêre Pereira, Marta Pereira Santos, Viviane Euzébia Vieira Tourinho, Francis Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino. |
topic |
Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino. |
description |
O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883 10.18471/rbe.v29i1.9883 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v29i1.9883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883/9540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 No. 1 (2015) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 Núm. 1 (2015) Revista Baiana de Enfermagem; v. 29 n. 1 (2015) 2178-8650 0102-5430 10.18471/rbe.v29i1 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066768941842432 |