TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Filgueira Martins, Cláudia Cristiane, Andrade Alves, Kisna Yasmin, Silvanêre Pereira, Marta, Pereira Santos, Viviane Euzébia, Vieira Tourinho, Francis Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883
Resumo: O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas.
id UFBA-14_fb0c90ba8fb3f91a7f99a8db6d1019da
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9883
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEMEducação em enfermagem. Tecnologia. Ensino.O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas. Universidade Federal da Bahia2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/988310.18471/rbe.v29i1.9883Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 No. 1 (2015)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 Núm. 1 (2015)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 29 n. 1 (2015)2178-86500102-543010.18471/rbe.v29i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883/9540Candido de Oliveira Salvador, Pétala TuaniFilgueira Martins, Cláudia CristianeAndrade Alves, Kisna YasminSilvanêre Pereira, MartaPereira Santos, Viviane EuzébiaVieira Tourinho, Francis Solangeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-26T09:54:31Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9883Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2015-08-26T09:54:31Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
spellingShingle TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino.
title_short TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_full TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_fullStr TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_sort TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
author Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
author_facet Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Filgueira Martins, Cláudia Cristiane
Andrade Alves, Kisna Yasmin
Silvanêre Pereira, Marta
Pereira Santos, Viviane Euzébia
Vieira Tourinho, Francis Solange
author_role author
author2 Filgueira Martins, Cláudia Cristiane
Andrade Alves, Kisna Yasmin
Silvanêre Pereira, Marta
Pereira Santos, Viviane Euzébia
Vieira Tourinho, Francis Solange
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Filgueira Martins, Cláudia Cristiane
Andrade Alves, Kisna Yasmin
Silvanêre Pereira, Marta
Pereira Santos, Viviane Euzébia
Vieira Tourinho, Francis Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino.
topic Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino.
description O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883
10.18471/rbe.v29i1.9883
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v29i1.9883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/9883/9540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 No. 1 (2015)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 29 Núm. 1 (2015)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 29 n. 1 (2015)
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v29i1
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066768941842432