Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26454 |
Resumo: | A proposta desse trabalho consiste em refletir acerca da concepção de autoria no que diz respeito ao autor de escrita não-criativa, atuando como um gênio não original. As principais fontes teóricas são, então, o livro de Kenneth Goldsmith (2011), criador do termo “escrita não criativa” e a proposição da crítica americana Marjorie Perloff (2013) sobre a possibilidade de pensarmos uma nova condição do autor no contemporâneo como um “gênio não original”. A dissertação propõe-se, então, a partir dessas noções, a reconhecer um processo criativo no procedimento da apropriação, da técnica do recorte e cole e defender a hipótese de que há uma ambiguidade da condição autoral no presente, pois se por um lado pode-se afirmar o esvaziamento do papel do autor nas produções da escrita não criativa, por outro, é possível reconhecer que o novo papel assumido pela autoria nessas produções também pode ser responsável pela construção de um nome de autor para o campo literário, como acontece com Leonardo Villa-Forte, cujos projetos Paginário e MixLit são aqui analisados. |
id |
UFBA-2_00159a83cccef9d37e0468482757e4bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26454 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Molina, DéboraAzevedo, Luciene Almeida deQueiroz, Milena Britto deOliveira, Sayonara Amaral de2018-07-11T16:39:48Z2018-07-11T16:39:48Z2018-07-112017http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26454A proposta desse trabalho consiste em refletir acerca da concepção de autoria no que diz respeito ao autor de escrita não-criativa, atuando como um gênio não original. As principais fontes teóricas são, então, o livro de Kenneth Goldsmith (2011), criador do termo “escrita não criativa” e a proposição da crítica americana Marjorie Perloff (2013) sobre a possibilidade de pensarmos uma nova condição do autor no contemporâneo como um “gênio não original”. A dissertação propõe-se, então, a partir dessas noções, a reconhecer um processo criativo no procedimento da apropriação, da técnica do recorte e cole e defender a hipótese de que há uma ambiguidade da condição autoral no presente, pois se por um lado pode-se afirmar o esvaziamento do papel do autor nas produções da escrita não criativa, por outro, é possível reconhecer que o novo papel assumido pela autoria nessas produções também pode ser responsável pela construção de um nome de autor para o campo literário, como acontece com Leonardo Villa-Forte, cujos projetos Paginário e MixLit são aqui analisados.The purpose of this work is to reflect on the conception of authorship with regard to the author of non-creative writing, acting as a non-original genius. The main theoretical sources are, therefore, the book by Kenneth Goldsmith (2011), creator of the term “uncreative writing" and the proposition of the American critic Marjorie Perloff (2013) on the possibility of thinking a new condition of the author in the contemporary like a “unoriginal genius". The dissertation proposes, then, from these notions, to recognize a creative process in the procedure of appropriation, the technique of the cut and paste and defend the hypothesis that there is an ambiguity on the authoral condition in the present, so if one can affirm the absence on the author's role in the productions of uncreative writing, on the other hand, it is possible to recognize that the new role assumed by authorship in these productions can also be responsible for the construction of an author's name for the Literary field, as Leonardo Villa-Forte, whose projects Paginário and MixLit are analyzed here.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-07-11T14:35:15Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdf: 2193806 bytes, checksum: b647a7ef9362ff9ed02c995b58aaba84 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-11T16:39:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdf: 2193806 bytes, checksum: b647a7ef9362ff9ed02c995b58aaba84 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-11T16:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdf: 2193806 bytes, checksum: b647a7ef9362ff9ed02c995b58aaba84 (MD5)LetrasEscrita não criativaGênio não originalLiteratura ContemporâneaAutoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não originalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdfDISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdfapplication/pdf2193806https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26454/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%89BORA-%20%20VERS%c3%83O%20PARA%20SUBMTER.pdfb647a7ef9362ff9ed02c995b58aaba84MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26454/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdf.txtDISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdf.txtExtracted texttext/plain185879https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26454/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%89BORA-%20%20VERS%c3%83O%20PARA%20SUBMTER.pdf.txt9eeb65c258fae2d71da9040718eb6235MD53ri/264542022-06-21 23:16:10.742oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-22T02:16:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
title |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
spellingShingle |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original Molina, Débora Letras Escrita não criativa Gênio não original Literatura Contemporânea |
title_short |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
title_full |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
title_fullStr |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
title_full_unstemmed |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
title_sort |
Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original |
author |
Molina, Débora |
author_facet |
Molina, Débora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Débora |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Luciene Almeida de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Queiroz, Milena Britto de Oliveira, Sayonara Amaral de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Luciene Almeida de Queiroz, Milena Britto de Oliveira, Sayonara Amaral de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Escrita não criativa Gênio não original Literatura Contemporânea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita não criativa Gênio não original Literatura Contemporânea |
description |
A proposta desse trabalho consiste em refletir acerca da concepção de autoria no que diz respeito ao autor de escrita não-criativa, atuando como um gênio não original. As principais fontes teóricas são, então, o livro de Kenneth Goldsmith (2011), criador do termo “escrita não criativa” e a proposição da crítica americana Marjorie Perloff (2013) sobre a possibilidade de pensarmos uma nova condição do autor no contemporâneo como um “gênio não original”. A dissertação propõe-se, então, a partir dessas noções, a reconhecer um processo criativo no procedimento da apropriação, da técnica do recorte e cole e defender a hipótese de que há uma ambiguidade da condição autoral no presente, pois se por um lado pode-se afirmar o esvaziamento do papel do autor nas produções da escrita não criativa, por outro, é possível reconhecer que o novo papel assumido pela autoria nessas produções também pode ser responsável pela construção de um nome de autor para o campo literário, como acontece com Leonardo Villa-Forte, cujos projetos Paginário e MixLit são aqui analisados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-11T16:39:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-11T16:39:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26454 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26454/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%89BORA-%20%20VERS%c3%83O%20PARA%20SUBMTER.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26454/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26454/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%89BORA-%20%20VERS%c3%83O%20PARA%20SUBMTER.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b647a7ef9362ff9ed02c995b58aaba84 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 9eeb65c258fae2d71da9040718eb6235 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459358880661504 |