ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sergio Marcone da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874
Resumo: Este trabalho destina se a investigar se algumas obras produzidas no século XXI podem incorporar a lógica dominante dos tempos digitais, bem como seus modos de fazê lo, considerando que a técnica de cada época pode afetar os modos de produção, difusão e fruição das obras literárias. Reconhecendo que algumas dessas obras passaram a ser produzidas a partir de processos que lembram a forma descentralizada e colaborativa com a qual programadores lidam com softwares open source, ou utilizando gestos corriqueiros entre os usuários da internet (como o copiar e colar), suspeitamos que práticas similares podem ensejar uma lógica peculiar à literatura produzida no presente, nos permitindo pensar em novas configurações para a autoria, a obra e sua fruição. Para alcançarmos esse fim, fundamentamos a pesquisa nas obras de Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) e Goldsmith (2015), além de submeter nossa hipótese à análise de algumas produções digitais, a saber: É preciso aprender a ficar submerso (2011), do poeta Alberto Pucheu e da artista visual Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], de Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], de Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), de Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), de Carolina Mendonça; e obras não digitais, como Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith, dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia, e Sessão (2017), de Roy David Frankel.
id UFBA-2_6340a66c839300e20ea158b0eca31650
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29874
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Sergio Marcone da SilvaAzevedo, Luciene Almeida deAmaral, SayonaraRocha, Rejane2019-06-18T16:59:40Z2019-06-18T16:59:40Z2019-06-182019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874Este trabalho destina se a investigar se algumas obras produzidas no século XXI podem incorporar a lógica dominante dos tempos digitais, bem como seus modos de fazê lo, considerando que a técnica de cada época pode afetar os modos de produção, difusão e fruição das obras literárias. Reconhecendo que algumas dessas obras passaram a ser produzidas a partir de processos que lembram a forma descentralizada e colaborativa com a qual programadores lidam com softwares open source, ou utilizando gestos corriqueiros entre os usuários da internet (como o copiar e colar), suspeitamos que práticas similares podem ensejar uma lógica peculiar à literatura produzida no presente, nos permitindo pensar em novas configurações para a autoria, a obra e sua fruição. Para alcançarmos esse fim, fundamentamos a pesquisa nas obras de Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) e Goldsmith (2015), além de submeter nossa hipótese à análise de algumas produções digitais, a saber: É preciso aprender a ficar submerso (2011), do poeta Alberto Pucheu e da artista visual Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], de Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], de Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), de Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), de Carolina Mendonça; e obras não digitais, como Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith, dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia, e Sessão (2017), de Roy David Frankel.This work aims to investigate whether some works produced in the 21st century can incorporate the dominant logic of the digital age, as well as its ways of doing so, considering that the technique of each period can affect the modes of production, diffusion and fruition of literary works. Recognizing that some of these works have been produced from processes that depict the decentralized and collaborative way in which programmers deal with open source softwares, or by using common gestures among Internet users (such as copy and paste), we suspect that practices may give rise to a peculiar logic to the literature produced in the present, allowing us to think of new configurations for authorship, oeuvre and fruition. In order to achieve this goal, we we based this research on the digital works of Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) and Goldsmith (2015), besides submitting our hypothesis to the analysis of some digital productions, namely: É preciso aprender a ficar submerso (2011), by the poet Alberto Pucheu and the visual artist Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], by Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], by Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), by Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), by Carolina Mendonça; and non digital works, such as Traffic (2007) and Trânsito (2016), written by Kenneth Goldsmith dubbed by Leonardo Gandolfi and Marília Garcia, and Sessão (2017) by Roy David Frankel.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-06-13T14:21:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf: 1488743 bytes, checksum: 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-06-18T16:59:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf: 1488743 bytes, checksum: 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-18T16:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf: 1488743 bytes, checksum: 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b (MD5)LetrasAutoriaEscrita não criativaLiteratura contemporâneaInternetESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdfDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdfapplication/pdf1488743https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf.txtDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf.txtExtracted texttext/plain220773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf.txt572b97a8984f71307194cad8f2ad1fb1MD53ri/298742022-07-01 10:46:51.293oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
title ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
spellingShingle ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
Santos, Sergio Marcone da Silva
Letras
Autoria
Escrita não criativa
Literatura contemporânea
Internet
title_short ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
title_full ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
title_fullStr ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
title_full_unstemmed ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
title_sort ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
author Santos, Sergio Marcone da Silva
author_facet Santos, Sergio Marcone da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sergio Marcone da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Luciene Almeida de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amaral, Sayonara
Rocha, Rejane
contributor_str_mv Azevedo, Luciene Almeida de
Amaral, Sayonara
Rocha, Rejane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Autoria
Escrita não criativa
Literatura contemporânea
Internet
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Escrita não criativa
Literatura contemporânea
Internet
description Este trabalho destina se a investigar se algumas obras produzidas no século XXI podem incorporar a lógica dominante dos tempos digitais, bem como seus modos de fazê lo, considerando que a técnica de cada época pode afetar os modos de produção, difusão e fruição das obras literárias. Reconhecendo que algumas dessas obras passaram a ser produzidas a partir de processos que lembram a forma descentralizada e colaborativa com a qual programadores lidam com softwares open source, ou utilizando gestos corriqueiros entre os usuários da internet (como o copiar e colar), suspeitamos que práticas similares podem ensejar uma lógica peculiar à literatura produzida no presente, nos permitindo pensar em novas configurações para a autoria, a obra e sua fruição. Para alcançarmos esse fim, fundamentamos a pesquisa nas obras de Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) e Goldsmith (2015), além de submeter nossa hipótese à análise de algumas produções digitais, a saber: É preciso aprender a ficar submerso (2011), do poeta Alberto Pucheu e da artista visual Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], de Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], de Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), de Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), de Carolina Mendonça; e obras não digitais, como Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith, dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia, e Sessão (2017), de Roy David Frankel.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-18T16:59:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-18T16:59:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
572b97a8984f71307194cad8f2ad1fb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502684852781056