DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010 |
Resumo: | A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade. |
id |
UFBA-2_014e36b8ffe42430b4764c639f2997e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37010 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-05-18T13:56:00Z2023-05-18T13:56:00Z2009-04-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade.An autobiographical dance is here argued and conceived as a dance that stages the self. This study presents a single case study, with the purpose of investigating how an autobiographic dance proposal may evoke a shared space between the particular universe of the creator and that of those who watch the dance. The chosen case here studied was the choreographic piece of Luiz de Abreu entitled O samba do crioulo doido (Samba of the mad black man, 2004). Data collection included observation and analysis of the chosen choreography’s video recording, a non structured interview with the author, as well as documental analysis. Results revealed that: a) the staged self is structured upon multiple voices, operating in an ongoing flow between author and audience, either through related cultural identifications, or through the subversive potential of the work, replacing the audience face to face to its own identity issues; b) this flow reassures a perspective of a shared self, and not of a radical subjectivism; c) this favors shared collective actions, discarding the need for strategies of identity self affirmation, common, above all, in minorities’ collectives; from this perspective d) the auto-biographic dance contributes for a recognition of human identity, in the complexity sense, presenting universal conditioned aspects of movement in the direction of the singularities, in a heterogeneous multiplicity, however, capable of being captured as a unity.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-05-18T13:49:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Eduardo Santana.pdf: 12207180 bytes, checksum: 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-05-18T13:56:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Eduardo Santana.pdf: 12207180 bytes, checksum: 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-18T13:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Eduardo Santana.pdf: 12207180 bytes, checksum: 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 (MD5) Previous issue date: 2009-04-08porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaModern danceContemporary danceSelf (Psychology)Choreography.DançaDança modernaDança contemporâneaSelf (Psicologia)CoreografiaDANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRAMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIannitelli, Leda Maria Muhana MartinezIannitelli, Leda Maria Muhana MartinezBastos , Ana Cecília de Sousa BittencourtSetenta, Jussara Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/4036524038391976SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Eduardo Santana.pdfDissertação Eduardo Santana.pdfapplication/pdf12207180https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Eduardo Santana.pdf.txtDissertação Eduardo Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain205826https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf.txt99372c0eb6e5f51a32c6cdfe3f56e599MD53ri/370102023-05-20 02:04:19.201oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-20T05:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
title |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
spellingShingle |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA Dança Dança moderna Dança contemporânea Self (Psicologia) Coreografia Modern dance Contemporary dance Self (Psychology) Choreography. |
title_short |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
title_full |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
title_fullStr |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
title_full_unstemmed |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
title_sort |
DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA |
author |
SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA |
author_facet |
SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bastos , Ana Cecília de Sousa Bittencourt |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Setenta, Jussara Sobreira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4036524038391976 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA |
contributor_str_mv |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez Bastos , Ana Cecília de Sousa Bittencourt Setenta, Jussara Sobreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança moderna Dança contemporânea Self (Psicologia) Coreografia Modern dance Contemporary dance Self (Psychology) Choreography. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança moderna Dança contemporânea Self (Psicologia) Coreografia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Modern dance Contemporary dance Self (Psychology) Choreography. |
description |
A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-18T13:56:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-18T13:56:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 99372c0eb6e5f51a32c6cdfe3f56e599 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057849390104576 |