DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010
Resumo: A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade.
id UFBA-2_014e36b8ffe42430b4764c639f2997e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37010
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-05-18T13:56:00Z2023-05-18T13:56:00Z2009-04-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade.An autobiographical dance is here argued and conceived as a dance that stages the self. This study presents a single case study, with the purpose of investigating how an autobiographic dance proposal may evoke a shared space between the particular universe of the creator and that of those who watch the dance. The chosen case here studied was the choreographic piece of Luiz de Abreu entitled O samba do crioulo doido (Samba of the mad black man, 2004). Data collection included observation and analysis of the chosen choreography’s video recording, a non structured interview with the author, as well as documental analysis. Results revealed that: a) the staged self is structured upon multiple voices, operating in an ongoing flow between author and audience, either through related cultural identifications, or through the subversive potential of the work, replacing the audience face to face to its own identity issues; b) this flow reassures a perspective of a shared self, and not of a radical subjectivism; c) this favors shared collective actions, discarding the need for strategies of identity self affirmation, common, above all, in minorities’ collectives; from this perspective d) the auto-biographic dance contributes for a recognition of human identity, in the complexity sense, presenting universal conditioned aspects of movement in the direction of the singularities, in a heterogeneous multiplicity, however, capable of being captured as a unity.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-05-18T13:49:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Eduardo Santana.pdf: 12207180 bytes, checksum: 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-05-18T13:56:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Eduardo Santana.pdf: 12207180 bytes, checksum: 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-18T13:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Eduardo Santana.pdf: 12207180 bytes, checksum: 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937 (MD5) Previous issue date: 2009-04-08porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaModern danceContemporary danceSelf (Psychology)Choreography.DançaDança modernaDança contemporâneaSelf (Psicologia)CoreografiaDANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRAMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIannitelli, Leda Maria Muhana MartinezIannitelli, Leda Maria Muhana MartinezBastos , Ana Cecília de Sousa BittencourtSetenta, Jussara Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/4036524038391976SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Eduardo Santana.pdfDissertação Eduardo Santana.pdfapplication/pdf12207180https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Eduardo Santana.pdf.txtDissertação Eduardo Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain205826https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf.txt99372c0eb6e5f51a32c6cdfe3f56e599MD53ri/370102023-05-20 02:04:19.201oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-20T05:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
title DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
spellingShingle DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA
Dança
Dança moderna
Dança contemporânea
Self (Psicologia)
Coreografia
Modern dance
Contemporary dance
Self (Psychology)
Choreography.
title_short DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
title_full DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
title_fullStr DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
title_full_unstemmed DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
title_sort DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
author SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA
author_facet SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bastos , Ana Cecília de Sousa Bittencourt
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Setenta, Jussara Sobreira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4036524038391976
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA
contributor_str_mv Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
Bastos , Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Setenta, Jussara Sobreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança moderna
Dança contemporânea
Self (Psicologia)
Coreografia
Modern dance
Contemporary dance
Self (Psychology)
Choreography.
dc.subject.por.fl_str_mv Dança moderna
Dança contemporânea
Self (Psicologia)
Coreografia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Modern dance
Contemporary dance
Self (Psychology)
Choreography.
description A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T13:56:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-18T13:56:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37010/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Santana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77b838d1edd3c72b198ae92ed1bce937
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
99372c0eb6e5f51a32c6cdfe3f56e599
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057849390104576