O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8576
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_eaaa825cb7d0aaad117aad0ac13fee41
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografiaDança contemporâneaRepertórioCoreografiaContemporary danceRepertoryChoreographyRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO documento que seguidamente se apresenta constitui o Relatório do Estágio que foi aplicado durante o ano letivo de 2016/ 2017, no âmbito da 5ª Edição do Curso de Mestrado em Ensino da Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O Estágio, aqui apresentado, foi aplicado no contexto da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, da turma de 5º ano de Curso Básico de Dança (correspondente ao 9º ano do Ensino Regular) da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Mais especificamente, no módulo de Repertório, que corresponde a um bloco de 90 minutos por semana e se encontra integrado na disciplina. Este estágio teve como pretensão a utilização do Repertório, enquanto instrumento promotor da capacidade de aplicar conhecimentos técnicos adquiridos em situação de coreografia. De acordo com o referido, o Estágio, durante a sua aplicação, recorreu à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade patentes entre a disciplina de Técnica de Dança Contemporânea e o módulo de Repertório, enquanto estratégia, que compreendeu como principais objetivos: aprofundar a compreensão e incorporação dos conceitos aprendidos na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, potencializar a capacidade de aplicação dos mesmos em diferentes contextos coreográficos, desenvolver a capacidade de transposição dos movimentos e conteúdos adquiridos e dominados em contexto de Set Exercises para contexto de coreografia e promover a capacidade de uma execução coreográfica tecnicamente correta, sem comprometer a sua execução expressiva e interpretativa. Para a aplicação e desenvolvimento do Estágio aqui apresentado e, do respetivo estudo nele contido, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com a utilização dos seguintes instrumentos de recolha de dados: grelhas de observação, questionários e registo vídeo. A partir da análise dos dados recolhidos através destes instrumentos e após a consulta de várias fontes bibliográficas, acredita-se que a experiência em repertório contemporâneo, constitui uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento das competências técnicas e artísticas dos alunos, promovendo a capacidade de aplicação de conhecimentos técnicos em contexto de coreografia, sem prejuízo da carga expressiva e interpretativa do movimento.ABSTRACT - The following document is the Report of the internship executed during the academic year of 2016/2017, within the scope of the 5th Edition of the Master's Degree in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança, at the Instituto Politécnico de Lisboa. The internship, presented at this document, was applied in the 5th grade classes of Contemporary Dance Technique (corresponding to the 9th year of Regular Teaching), of the Vocational Dance Course at the Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. More specifically, in the Repertory module which is integrated in Contemporary Dance Technique discipline and corresponds to a block of 90 minutes per week. The intention of the internship was to use repertory as a promoter of the ability to apply acquired technical knowledge in choreographic situations. In accordance with the previously said, the Internship resorted to the interdisciplinarity and transdisciplinarity patents between the Contemporary Dance Technique discipline and the Repertory module during its application, as a strategy to achieve the main objectives: to deepen the students understanding and incorporation of the concepts learned in Contemporary Dance Technique, to increase the students capacity to apply these concepts in different choreographic contexts, to develop the students capacity to transpose the acquired and dominated movements in Set Exercises to a choreography context, and to promote the students capacity of a technically correct dance performance, without compromising its expressive and interpretative execution. For the application and development of this internship, and the study contained therein, it was used a methodology of Action Research with the following data collection instruments: observation grids, questionnaires and video recording. Based on the analysis of the data collected through these instruments and after consultation of several bibliographic sources, it is believed that the experience in contemporary repertory is a privileged strategy for the development of the technical and artistic skills of the students, promoting their capacity of technical knowledge application in a choreographic context, without prejudice to the expressive and interpretative load of the movement.Garcia, VítorRCIPLSantos, Cláudia Isabel Machado da Cruz2018-06-06T13:05:22Z2017-11-132017-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8576TID:201773112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:19.038473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
title O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
spellingShingle O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz
Dança contemporânea
Repertório
Coreografia
Contemporary dance
Repertory
Choreography
title_short O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
title_full O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
title_fullStr O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
title_full_unstemmed O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
title_sort O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografia
author Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz
author_facet Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Vítor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Repertório
Coreografia
Contemporary dance
Repertory
Choreography
topic Dança contemporânea
Repertório
Coreografia
Contemporary dance
Repertory
Choreography
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13
2017-11-13T00:00:00Z
2018-06-06T13:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8576
TID:201773112
url http://hdl.handle.net/10400.21/8576
identifier_str_mv TID:201773112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435185332224