Concepções de saúde no ensino : conhecimentos, valores e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marta Caires de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34475
Resumo: A saúde é um tema polissêmico e multifacetado para o qual convergem diversas concepções. É uma temática do ensino e da aprendizagem presente em diferentes disciplinas da educação básica, especialmente, as que compõem a área Ciências da Natureza. As concepções sobre saúde podem ser situadas a partir de distintos aspectos, dentre eles, através da análise das interações entre os conhecimentos, os valores e as práticas sociais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as concepções de saúde presentes no ensino das Ciências da Natureza, considerando os conhecimentos científicos, os valores e as práticas sociais expressos em documentos curriculares e por docentes que atuam no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa empírica, de método qualitativo e quantitativo, sequencial e com distintos procedimentos de coleta e de análises dos dados. Os resultados das distintas análises indicam que, no currículo, a saúde é apresentada de forma limitada, os conhecimentos privilegiam os aspectos biológicos do corpo humano, os valores dizem respeito à autonomia dos sujeitos para manter a sua saúde e as práticas indicadas tem um caráter individualizado, com foco na prevenção de doenças e agravos, portanto, uma concepção de saúde com tendência biomédica. Os docentes apresentaram uma concepção de saúde numa perspectiva mais ampla, valorizando conceitos ampliados de saúde, formas de cuidados para além do objeto doença e saúde enquanto um direito social. Entretanto, o tema saúde foi declarado como pouco frequente nas práticas de ensino destes profissionais. Diante desses resultados, a partir de uma experiência concreta, foram apresentadas possibilidades de inserção do tema saúde no contexto do ensino de ciências, com abordagens inter e disciplinares, em que a saúde pode ser discutida considerando a sua complexidade e enfatizando o seu aspecto como direito e como política pública. Ressalta-se sobre a importância de o tema saúde estar presente em todas as disciplinas e áreas de conhecimento da educação básica, nos processos formativos dos docentes, além disso, que a sua inserção nos materiais de apoio pedagógico possa contemplar abordagens amplas, considerando os conhecimentos, valores e práticas em torno do tema, tendo em vista que saúde, assim como doença, são quesitos com implicações cientificas, culturais, sociais e políticas.
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Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as concepções de saúde presentes no ensino das Ciências da Natureza, considerando os conhecimentos científicos, os valores e as práticas sociais expressos em documentos curriculares e por docentes que atuam no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa empírica, de método qualitativo e quantitativo, sequencial e com distintos procedimentos de coleta e de análises dos dados. Os resultados das distintas análises indicam que, no currículo, a saúde é apresentada de forma limitada, os conhecimentos privilegiam os aspectos biológicos do corpo humano, os valores dizem respeito à autonomia dos sujeitos para manter a sua saúde e as práticas indicadas tem um caráter individualizado, com foco na prevenção de doenças e agravos, portanto, uma concepção de saúde com tendência biomédica. Os docentes apresentaram uma concepção de saúde numa perspectiva mais ampla, valorizando conceitos ampliados de saúde, formas de cuidados para além do objeto doença e saúde enquanto um direito social. Entretanto, o tema saúde foi declarado como pouco frequente nas práticas de ensino destes profissionais. Diante desses resultados, a partir de uma experiência concreta, foram apresentadas possibilidades de inserção do tema saúde no contexto do ensino de ciências, com abordagens inter e disciplinares, em que a saúde pode ser discutida considerando a sua complexidade e enfatizando o seu aspecto como direito e como política pública. Ressalta-se sobre a importância de o tema saúde estar presente em todas as disciplinas e áreas de conhecimento da educação básica, nos processos formativos dos docentes, além disso, que a sua inserção nos materiais de apoio pedagógico possa contemplar abordagens amplas, considerando os conhecimentos, valores e práticas em torno do tema, tendo em vista que saúde, assim como doença, são quesitos com implicações cientificas, culturais, sociais e políticas.Abstract Health is a polysemic and multifaceted theme for which different concepts converge. It is a theme of teaching and learning present in different disciplines of basic education, especially those that make up the area of Natural Sciences. Conceptions about health can be situated from different aspects, among them, through the analysis of the interactions between knowledge, values and social practices. In this sense, the objective of this study was to identify and characterize the health concepts present in the teaching of Natural Sciences, considering the scientific knowledge, values and social practices expressed in curricular documents and by teachers working in basic education. It is an empirical research, of qualitative and quantitative method, sequential and with different procedures of data collection and analysis. The results of the different analyses indicate that, in the curriculum, health is presented in a limited way, knowledge privileges the biological aspects of the human body, values refer to the subjects' autonomy to maintain their health and the practices indicated have an individualized character, with a focus on the prevention of diseases and injuries, therefore, a conception of health with a biomedical tendency. Teachers share a concept of health in a broader perspective, valuing the expanded concepts of health, forms of care beyond the object of disease and health as a social right. However, the health theme was declared as uncommon in the teaching practices of these professionals. In view of these results, from a concrete experience, possibilities of inserting the health theme in the context of science teaching were presented, with inter and disciplinary approaches, in which health can be approached considering its complexity and emphasizing its aspect as a right and as public policy. It is emphasized the importance of the theme of health being present in all disciplines and areas of knowledge of basic education, in the training processes of teachers, in addition, that its insertion in pedagogical support materials may include broad approaches, considering the knowledge, values and practices around the theme, considering that health, as well as disease, are issues with scientific, cultural, social and political implications.Submitted by MARTA SOUSA (mcaires7@gmail.com) on 2021-11-08T12:47:08Z No. of bitstreams: 1 Tese_Marta Caires de Sousa.pdf: 5552971 bytes, checksum: 83272765e1db3173b50c61cfb53d18b6 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-11-09T12:19:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Marta Caires de Sousa.pdf: 5552971 bytes, checksum: 83272765e1db3173b50c61cfb53d18b6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-09T12:19:36Z (GMT). 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