Em torno da romã: aplicações de operações com contornos na composição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Marcos da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9306
Resumo: 79f.
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spelling Sampaio, Marcos da SilvaSampaio, Marcos da SilvaKröger Junior, Pedro Ribeiro2013-04-02T10:16:29Z2013-04-02T10:16:29Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/930679f.Contornos podem ser entendidos como perfis ou formatos de objetos. Em Música contornos podem representar um parâmetro em função de outro, como altura em função do tempo ou densidade em função da amplitude. Contornos são importantes porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. Teorias de contornos têm sido utilizadas em áreas como Percepção e Análise Musical, no entanto o uso sistemático de contornos para geração de material composicional de assunto ainda carente de literatura. Neste trabalho apresento a obra musical Em torno da romã e sua análise. Esta obra, para quinteto de sopros, foi composta com base em combinações de operações de contornos associadas a parâmetros como altura, andamento, densidade, e textura. Para este trabalho fiz uma revisão de literatura de teorias de contornos, um mapeamento de contornos para elementos musicais, compus estudos para experimentação de possibilidades com contornos, desenvolvi o Goiaba, um software para auxiliar no processamento de contornos para composição, e por fim compus a obra Em torno da romã. Este trabalho ajuda a elevar o estado de arte de teorias de contornos através de experimentos de operações de contornos na criação musical, e contribui com novas ferramentas para a área de Composição. Concluo que contornos podem ser usados de forma sistemática na composição musical, mas que ainda é necessário um maior aprofundamento no assunto. Dessa forma este aprofundamento e a continuidade no desenvolvimento do Goiaba são possíveis atividades futuras decorrentes deste trabalho.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-01T14:02:21Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao musica Marcos Sampaio.zip: 12074185 bytes, checksum: 2112a9662c4365f04781a50df3c6a3d6 (MD5) Dissertacao%20Marcos%20Sampaio%20seg.pdf: 3514125 bytes, checksum: e18c6460d5e486d3359887eca19c7f60 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza(nilson@ufba.br) on 2013-04-02T10:16:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao musica Marcos Sampaio.zip: 12074185 bytes, checksum: 2112a9662c4365f04781a50df3c6a3d6 (MD5) Dissertacao%20Marcos%20Sampaio%20seg.pdf: 3514125 bytes, checksum: e18c6460d5e486d3359887eca19c7f60 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-02T10:16:29Z (GMT). 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