De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Belinda Maria de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34322
Resumo: A quarta igreja do Colégio da Bahia – após a expulsão da Companhia de Jesus no século XVIII – abrigou o cabido da diocese a partir de 1766, em virtude da antiga igreja da Sé se encontrar em obras. O traslado provisório tornou-se posteriormente definitivo e o templo dos jesuítas passou a Catedral metropolitana ainda no século XVIII. Em 1923 foi elevada à categoria de Basílica e seu arcebispo intitulado Primaz do Brasil. A pesquisa se propôs a estudar o que ocorreu com o programa iconográfico da igreja concebido pela Companhia de Jesus após a expulsão daqueles religiosos. Entre os objetivos está o estudo da ornamentação da Catedral Basílica considerando as alterações realizadas; as reformas, datas e possíveis orientações; a catalogação de artistas, artífices e profissionais envolvidos com obras e eventos relevantes no templo; a análise de transformações iconográficas e estilísticas, assim como a relação com a estética jesuítica. Para o estudo do contingente foi considerada a abrangência entre 1760 – a partir do Inventário da igreja – até as últimas intervenções ocorridas em dezembro de 2019. As principais fontes que fundamentaram a investigação são documentos primários, fotografias de acervos variados e da autora, bibliografia sobre o tema, teses e dissertações, entrevistas e o acompanhamento das obras de restauração pelo IPHAN entre 2015 e 2018, realizada mediante recursos do PAC – Cidades Históricas. Entre os resultados obtidos nos foi possível identificar as principais obras e reformas ocorridas na igreja e os elementos decorativos atribuídos ao período jesuítico e pós-jesuítico. A pesquisa contribui, igualmente, com uma revisão bibliográfica a respeito dos elementos decorativos e a pintura religiosa dos altares, suas atribuições e interpretações dos pintores jesuítas. Avança no esclarecimento e compreensão dos elementos decorativos e históricos da ornamentação da quarta igreja do Colégio da Bahia, e como ocorreu o desenvolvimento artístico dos altares. Esclarece que prevaleceu nos primórdios da quarta igreja dos jesuítas a pintura decorativa a têmpera nos tetos, paredes, cimalhas e cantaria. A execução da talha nos altares foi gradativa, dentro das reformas e melhorias da igreja ainda no período jesuítico. No período pós-jesuítico identifica e contribui com novas proposições a respeito das reformas na capela-mor e demais capelas da igreja, além da sacristia e o ambiente da antiga livraria, posteriormente destinado para museu de arte religiosa. A pesquisa apresenta dois Apêndices: no primeiro estão desenhos com os motivos de pinturas parietais que ornamentam a igreja e a identificação entre período jesuítico e pós-jesuítico; no segundo, a relação de profissionais envolvidos com obras e eventos correlatos, desde o século XVIII até o XXI.
id UFBA-2_04eea26d55b52525bc264509b50d1e99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34322
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Neves, Belinda Maria de AlmeidaFreire, Luiz Alberto RibeiroPereira, Sonia GomesHernandez, Maria Herminia OliveraSantos, Fabricio LyrioSilva Filho, Wellington Mendes daFreire, Luiz Alberto Ribeiro2021-10-08T15:33:07Z2021-10-08T15:33:07Z2021-10-082020-11-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34322A quarta igreja do Colégio da Bahia – após a expulsão da Companhia de Jesus no século XVIII – abrigou o cabido da diocese a partir de 1766, em virtude da antiga igreja da Sé se encontrar em obras. O traslado provisório tornou-se posteriormente definitivo e o templo dos jesuítas passou a Catedral metropolitana ainda no século XVIII. Em 1923 foi elevada à categoria de Basílica e seu arcebispo intitulado Primaz do Brasil. A pesquisa se propôs a estudar o que ocorreu com o programa iconográfico da igreja concebido pela Companhia de Jesus após a expulsão daqueles religiosos. Entre os objetivos está o estudo da ornamentação da Catedral Basílica considerando as alterações realizadas; as reformas, datas e possíveis orientações; a catalogação de artistas, artífices e profissionais envolvidos com obras e eventos relevantes no templo; a análise de transformações iconográficas e estilísticas, assim como a relação com a estética jesuítica. Para o estudo do contingente foi considerada a abrangência entre 1760 – a partir do Inventário da igreja – até as últimas intervenções ocorridas em dezembro de 2019. As principais fontes que fundamentaram a investigação são documentos primários, fotografias de acervos variados e da autora, bibliografia sobre o tema, teses e dissertações, entrevistas e o acompanhamento das obras de restauração pelo IPHAN entre 2015 e 2018, realizada mediante recursos do PAC – Cidades Históricas. Entre os resultados obtidos nos foi possível identificar as principais obras e reformas ocorridas na igreja e os elementos decorativos atribuídos ao período jesuítico e pós-jesuítico. A pesquisa contribui, igualmente, com uma revisão bibliográfica a respeito dos elementos decorativos e a pintura religiosa dos altares, suas atribuições e interpretações dos pintores jesuítas. Avança no esclarecimento e compreensão dos elementos decorativos e históricos da ornamentação da quarta igreja do Colégio da Bahia, e como ocorreu o desenvolvimento artístico dos altares. Esclarece que prevaleceu nos primórdios da quarta igreja dos jesuítas a pintura decorativa a têmpera nos tetos, paredes, cimalhas e cantaria. A execução da talha nos altares foi gradativa, dentro das reformas e melhorias da igreja ainda no período jesuítico. No período pós-jesuítico identifica e contribui com novas proposições a respeito das reformas na capela-mor e demais capelas da igreja, além da sacristia e o ambiente da antiga livraria, posteriormente destinado para museu de arte religiosa. A pesquisa apresenta dois Apêndices: no primeiro estão desenhos com os motivos de pinturas parietais que ornamentam a igreja e a identificação entre período jesuítico e pós-jesuítico; no segundo, a relação de profissionais envolvidos com obras e eventos correlatos, desde o século XVIII até o XXI.The fourth church of the College of Bahia, after the expulsion of the Society of Jesus in the 18th century– housed/sheltered the Chapter of the archdiocese from 1766, because the old church of the Se was under works. The provisional transfer later became definitive and the temple of the Jesuits became the metropolitan Cathedral still during the 18th century. In 1923 it was elevated to the category of Basilica and its archbishop received the title of Primate of Brazil. The research proposed to study what happened with the iconographic program of the church, conceived by the Society of Jesus after expelling those religious. Among the objectives is to study the ornamentation of the Cathedral Basilica considering the alterations made; the renovations, dates and possible orientations; cataloging artists, craftsmen and professionals involved with works and relevant events in the temple; the analysis of iconographic and stylistic transformation, as well as the relation with the Jesuitical aesthetics. In order to study the contingent, the coverage of the material starting in 1760 – beginning with the Church Inventory – until the last interventions in December of 2019 was considered. The main sources that substantiated the investigation are primary documents, photos of several collections and from the author, literature on the theme, theses and dissertations, interviews and follow-up of renovation works by IPHAN between 2015 and 2018, executed with resources from the PAC – Historic Cities. Among the results obtained, the authors were able to identify the main works and renovations made in the church and the decorative elements attributed to Jesuitical and post-Jesuitical periods. The research also contributes to a literature review regarding the decorating elements and the religious painting of altars, its attributions and interpretations from Jesuit painters. It also explains that in the early days of the fourth church of Jesuits, the decorative painting, the temper on the ceilings, walls, talons and stonework prevailed. The execution of carving in altars was gradual, within the renovations and improvements of the church still during the Jesuit period. During the post-Jesuit period, it identifies and contributes with new propositions regarding renovations in the presbytery and other chapels of the church, besides the sacristy and the environment of the old library, posteriorly destined to museums of religious art. The research contains two Appendices: the first one presents the designs with motifs of parietal paintings that ornament the church and the identification between Jesuitical and post-Jesuitical period; in the second one contains the list of professionals involved with works and correlated events, from the 18th to the 21st centuries.Submitted by Belinda Neves (belindaneves@hotmail.com) on 2020-12-10T19:04:15Z No. of bitstreams: 1 Tese final Belinda Neves.pdf: 15304115 bytes, checksum: 4ffa53792919e4bb6d15b68f95cbe67c (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-10-08T15:33:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese final Belinda Neves.pdf: 15304115 bytes, checksum: 4ffa53792919e4bb6d15b68f95cbe67c (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-08T15:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese final Belinda Neves.pdf: 15304115 bytes, checksum: 4ffa53792919e4bb6d15b68f95cbe67c (MD5)FapesbArtesIgreja do Colégio da BahiaCatedral Basílica de SalvadorCompanhia de JesusIconografiaArte sacra colonialDe templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-graduação em Artes VisuaisUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese final Belinda Neves.pdfTese final Belinda Neves.pdfapplication/pdf15304115https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34322/1/Tese%20final%20Belinda%20Neves.pdf4ffa53792919e4bb6d15b68f95cbe67cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34322/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTese final Belinda Neves.pdf.txtTese final Belinda Neves.pdf.txtExtracted texttext/plain1128718https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34322/3/Tese%20final%20Belinda%20Neves.pdf.txt6096ddc9730fc7592d6bfe4a6e04fae5MD53ri/343222022-07-01 10:46:47.651oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
title De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
spellingShingle De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
Neves, Belinda Maria de Almeida
Artes
Igreja do Colégio da Bahia
Catedral Basílica de Salvador
Companhia de Jesus
Iconografia
Arte sacra colonial
title_short De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
title_full De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
title_fullStr De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
title_full_unstemmed De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
title_sort De templo jesuítico à Sé Catedral: transformações ornamentais e iconográficas da igreja do Colégio após a expulsão dos jesuítas
author Neves, Belinda Maria de Almeida
author_facet Neves, Belinda Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Belinda Maria de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Luiz Alberto Ribeiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Sonia Gomes
Hernandez, Maria Herminia Olivera
Santos, Fabricio Lyrio
Silva Filho, Wellington Mendes da
Freire, Luiz Alberto Ribeiro
contributor_str_mv Freire, Luiz Alberto Ribeiro
Pereira, Sonia Gomes
Hernandez, Maria Herminia Olivera
Santos, Fabricio Lyrio
Silva Filho, Wellington Mendes da
Freire, Luiz Alberto Ribeiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
topic Artes
Igreja do Colégio da Bahia
Catedral Basílica de Salvador
Companhia de Jesus
Iconografia
Arte sacra colonial
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja do Colégio da Bahia
Catedral Basílica de Salvador
Companhia de Jesus
Iconografia
Arte sacra colonial
description A quarta igreja do Colégio da Bahia – após a expulsão da Companhia de Jesus no século XVIII – abrigou o cabido da diocese a partir de 1766, em virtude da antiga igreja da Sé se encontrar em obras. O traslado provisório tornou-se posteriormente definitivo e o templo dos jesuítas passou a Catedral metropolitana ainda no século XVIII. Em 1923 foi elevada à categoria de Basílica e seu arcebispo intitulado Primaz do Brasil. A pesquisa se propôs a estudar o que ocorreu com o programa iconográfico da igreja concebido pela Companhia de Jesus após a expulsão daqueles religiosos. Entre os objetivos está o estudo da ornamentação da Catedral Basílica considerando as alterações realizadas; as reformas, datas e possíveis orientações; a catalogação de artistas, artífices e profissionais envolvidos com obras e eventos relevantes no templo; a análise de transformações iconográficas e estilísticas, assim como a relação com a estética jesuítica. Para o estudo do contingente foi considerada a abrangência entre 1760 – a partir do Inventário da igreja – até as últimas intervenções ocorridas em dezembro de 2019. As principais fontes que fundamentaram a investigação são documentos primários, fotografias de acervos variados e da autora, bibliografia sobre o tema, teses e dissertações, entrevistas e o acompanhamento das obras de restauração pelo IPHAN entre 2015 e 2018, realizada mediante recursos do PAC – Cidades Históricas. Entre os resultados obtidos nos foi possível identificar as principais obras e reformas ocorridas na igreja e os elementos decorativos atribuídos ao período jesuítico e pós-jesuítico. A pesquisa contribui, igualmente, com uma revisão bibliográfica a respeito dos elementos decorativos e a pintura religiosa dos altares, suas atribuições e interpretações dos pintores jesuítas. Avança no esclarecimento e compreensão dos elementos decorativos e históricos da ornamentação da quarta igreja do Colégio da Bahia, e como ocorreu o desenvolvimento artístico dos altares. Esclarece que prevaleceu nos primórdios da quarta igreja dos jesuítas a pintura decorativa a têmpera nos tetos, paredes, cimalhas e cantaria. A execução da talha nos altares foi gradativa, dentro das reformas e melhorias da igreja ainda no período jesuítico. No período pós-jesuítico identifica e contribui com novas proposições a respeito das reformas na capela-mor e demais capelas da igreja, além da sacristia e o ambiente da antiga livraria, posteriormente destinado para museu de arte religiosa. A pesquisa apresenta dois Apêndices: no primeiro estão desenhos com os motivos de pinturas parietais que ornamentam a igreja e a identificação entre período jesuítico e pós-jesuítico; no segundo, a relação de profissionais envolvidos com obras e eventos correlatos, desde o século XVIII até o XXI.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-08T15:33:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-08T15:33:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34322
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Belas Artes
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Belas Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34322/1/Tese%20final%20Belinda%20Neves.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34322/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34322/3/Tese%20final%20Belinda%20Neves.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ffa53792919e4bb6d15b68f95cbe67c
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
6096ddc9730fc7592d6bfe4a6e04fae5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459618951626752