As intervenções didáticas na alfabetização inicial: o que revelam as professoras da Rede Municipal de Ensino de Salvador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37321 |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar as concepções que orientam as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras do Ciclo I dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Salvador (RMS), em uma situação didática que privilegia a reflexão sobre o sistema de escrita. O campo teórico está ancorado nas contribuições da abordagem psicogenética construtivista de alfabetização e na discussão acerca da própria intervenção didática no contexto da Formação das Alfabetizadoras (FERREIRO 1985, WEISZ 2009, LERNER 2002, CASTEDO 2021, ZEN, D’ÁVILA 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume a etnopesquisa como abordagem metodológica, apoiada nos estudos de Macedo (2015). Os participantes da pesquisa foram quatro professoras das turmas do Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3ºano). O procedimento de tematização da prática (WEISZ, 2009) transversalizou as rodas de conversa e a observação participante, instrumentos definidos para a realização da pesquisa. A análise da revisão das fichas do Jogo de Memória indicou que as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras estão ancoradas em diferentes concepções de alfabetização, evidenciando contradições e incongruências na prática pedagógica que, provavelmente, se configuram como um reflexo do processo histórico de políticas públicas de formação de professores alfabetizadores da RMS, marcado muito mais por interesses partidários e mercadológicos, do que ideológicos. Os resultados revelam a urgência de uma política de formação continuada que ofereça aos professores, além do aprofundamento teórico sobre as pesquisas psicolinguísticas e didáticas vinculadas à abordagem psicogenética construtivista, um acompanhamento sistemático que de fato assuma a prática pedagógica como objeto de estudo para tematizá-la e qualificá-la. Responsabilizar os docentes pela aprendizagem dos estudantes, sem assegurar o direito ao desenvolvimento profissional, é permitir que nadem para depois morrer na praia. |
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2023-07-10T14:12:09Z2023-07-10T14:12:09Z2023-02-15Jesus, Mariana Santos de. As intervenções didáticas na alfabetização inicial [recurso eletrônico] : o que revelam as professoras da Rede Municipal de Ensino de Salvador / Mariana Santos de Jesus. - 2023https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37321Esta pesquisa busca analisar as concepções que orientam as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras do Ciclo I dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Salvador (RMS), em uma situação didática que privilegia a reflexão sobre o sistema de escrita. O campo teórico está ancorado nas contribuições da abordagem psicogenética construtivista de alfabetização e na discussão acerca da própria intervenção didática no contexto da Formação das Alfabetizadoras (FERREIRO 1985, WEISZ 2009, LERNER 2002, CASTEDO 2021, ZEN, D’ÁVILA 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume a etnopesquisa como abordagem metodológica, apoiada nos estudos de Macedo (2015). Os participantes da pesquisa foram quatro professoras das turmas do Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3ºano). O procedimento de tematização da prática (WEISZ, 2009) transversalizou as rodas de conversa e a observação participante, instrumentos definidos para a realização da pesquisa. A análise da revisão das fichas do Jogo de Memória indicou que as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras estão ancoradas em diferentes concepções de alfabetização, evidenciando contradições e incongruências na prática pedagógica que, provavelmente, se configuram como um reflexo do processo histórico de políticas públicas de formação de professores alfabetizadores da RMS, marcado muito mais por interesses partidários e mercadológicos, do que ideológicos. Os resultados revelam a urgência de uma política de formação continuada que ofereça aos professores, além do aprofundamento teórico sobre as pesquisas psicolinguísticas e didáticas vinculadas à abordagem psicogenética construtivista, um acompanhamento sistemático que de fato assuma a prática pedagógica como objeto de estudo para tematizá-la e qualificá-la. Responsabilizar os docentes pela aprendizagem dos estudantes, sem assegurar o direito ao desenvolvimento profissional, é permitir que nadem para depois morrer na praia.The research seeks to analyze the conceptions that guide the didactic interventions carried out by the literacy educators of Cycle I of the Early Years of the Municipal Education System of Salvador, in a didactic situation that favours reflection on the writing system. The theoretical foundation is based on the contributions of the constructivist psychogenetic approach to literacy and in the discussion about the didactic intervention itself in the context of Literacy Training (FERREIRO 1985, WEISZ 2009, LERNER 2002, CASTEDO 2021, ZEN, D’ÁVILA 2018). This is a qualitative research and assumes ethnicity research as a methodological approach, supported by the studies of Macedo (2015). The research participants were four educators from the classes of Cycle I of the Early Years of Elementary School, the Literacy cycle (1st, 2nd and 3rd year). The practice thematization procedure (WEISZ, 2009) based the conversation circles and participant observation, which were instruments defined for the research. The analysis of the review of the Memory Game cards indicated that the didactic interventions carried out by the literacy educators are anchored in different conceptions of literacy, evidencing contradictions and inconsistencies in the pedagogical practice that, probably, are configured as a reflection of the historical process of public policies of training of local literacy educators, marked much more by party and market interests than ideological ones. The results reveal the urgency of a continuing education policy that offers educators, in addition to theoretical deepening on psycholinguistic and didactic research linked to the constructivist psychogenetic approach, a systematic follow-up that in fact assumes pedagogical practice as an object of study to thematize it and qualify it. Making educators responsible for students' learning, without ensuring the right for professional development, is to allow them to swim and then die on the beach.Submitted by MARIANA DE JESUS (msanjes@gmail.com) on 2023-07-09T18:29:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertaçao_Mariana_Santos_de_Jesus_impressão_PDA.pdf: 2390908 bytes, checksum: 6fc8271326e140971ca0a52fd3283856 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-07-10T14:12:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertaçao_Mariana_Santos_de_Jesus_impressão_PDA.pdf: 2390908 bytes, checksum: 6fc8271326e140971ca0a52fd3283856 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-10T14:12:09Z (GMT). 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As intervenções didáticas na alfabetização inicial: o que revelam as professoras da Rede Municipal de Ensino de Salvador |
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Ciências humanas Educação Ensino Aprendizagem Fundamentos da Educação Psicologia Educacional Educação Alfabetização Intervenção Didática Formação de Professores Professores alfabetizadores - Formação Intervenção Literacy Didactic Intervention Teacher Training |
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Alfabetização Intervenção Didática Formação de Professores Professores alfabetizadores - Formação Intervenção |
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Esta pesquisa busca analisar as concepções que orientam as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras do Ciclo I dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Salvador (RMS), em uma situação didática que privilegia a reflexão sobre o sistema de escrita. O campo teórico está ancorado nas contribuições da abordagem psicogenética construtivista de alfabetização e na discussão acerca da própria intervenção didática no contexto da Formação das Alfabetizadoras (FERREIRO 1985, WEISZ 2009, LERNER 2002, CASTEDO 2021, ZEN, D’ÁVILA 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume a etnopesquisa como abordagem metodológica, apoiada nos estudos de Macedo (2015). Os participantes da pesquisa foram quatro professoras das turmas do Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3ºano). O procedimento de tematização da prática (WEISZ, 2009) transversalizou as rodas de conversa e a observação participante, instrumentos definidos para a realização da pesquisa. A análise da revisão das fichas do Jogo de Memória indicou que as intervenções didáticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras estão ancoradas em diferentes concepções de alfabetização, evidenciando contradições e incongruências na prática pedagógica que, provavelmente, se configuram como um reflexo do processo histórico de políticas públicas de formação de professores alfabetizadores da RMS, marcado muito mais por interesses partidários e mercadológicos, do que ideológicos. Os resultados revelam a urgência de uma política de formação continuada que ofereça aos professores, além do aprofundamento teórico sobre as pesquisas psicolinguísticas e didáticas vinculadas à abordagem psicogenética construtivista, um acompanhamento sistemático que de fato assuma a prática pedagógica como objeto de estudo para tematizá-la e qualificá-la. Responsabilizar os docentes pela aprendizagem dos estudantes, sem assegurar o direito ao desenvolvimento profissional, é permitir que nadem para depois morrer na praia. |
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2023 |
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