O impacto da formação continuada na prática de professores alfabetizadores do município de Angra dos Reis: uma interpretação a partir do Programa Tempo de Aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Eduarda Silva de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30331
Resumo: A presente monografia pretende refletir sobre o impacto da formação continuada no cotidiano dos professores alfabetizadores do município de Angra dos Reis através de uma pesquisa etnográfica que qualifiquei de etnografia retrospectiva, visto que o trabalho de observação não se deu na experiência vivida, mas sobre memórias da experiência já vivida como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A partir do olhar etnográfico, foi possível construir este objeto de pesquisa sobre a experiência vivida e repensar a minha própria participação no projeto de capacitação de professores alfabetizadores. Para tal, concentrei-me em uma única professora alfabetizadora a quem tive oportunidade de acompanhar durante o projeto. Como objetivos específicos, busquei conhecer como o governo federal e o município estudado executam suas formações, bem como analisar os resultados do município angrense comparado aos municípios vizinhos a partir de dados fornecidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Através da rememoração, foi possível não apenas compreender como a professora alfabetizadora lidava com os conteúdos aprendidos nos espaços de formação continuada, mas também quais eram os impactos desta formação em seu cotidiano. Através desta original metodologia, foi possível concluir que, apesar de as novas abordagens e diferenciadas metodologias que essas formações oferecem, a educadora sentia-se engessada e buscava esgueirar-se dos modelos propostos nas formações reafirmando sua fidelidade aos modelos já familiares. Observei, portanto, que, ao menos este programa de formação continuada, apesar de muito bem-intencionado, acaba se mostrando pouco efetivo. Isso se dá, em primeiro lugar, por se apresentar como via de mão única, desconsiderando a experiência docente e, além disso, por não levar em consideração a realidade e as diferenças presentes nas salas de aula.
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Para tal, concentrei-me em uma única professora alfabetizadora a quem tive oportunidade de acompanhar durante o projeto. Como objetivos específicos, busquei conhecer como o governo federal e o município estudado executam suas formações, bem como analisar os resultados do município angrense comparado aos municípios vizinhos a partir de dados fornecidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Através da rememoração, foi possível não apenas compreender como a professora alfabetizadora lidava com os conteúdos aprendidos nos espaços de formação continuada, mas também quais eram os impactos desta formação em seu cotidiano. Através desta original metodologia, foi possível concluir que, apesar de as novas abordagens e diferenciadas metodologias que essas formações oferecem, a educadora sentia-se engessada e buscava esgueirar-se dos modelos propostos nas formações reafirmando sua fidelidade aos modelos já familiares. Observei, portanto, que, ao menos este programa de formação continuada, apesar de muito bem-intencionado, acaba se mostrando pouco efetivo. Isso se dá, em primeiro lugar, por se apresentar como via de mão única, desconsiderando a experiência docente e, além disso, por não levar em consideração a realidade e as diferenças presentes nas salas de aula.The present monograph intends to reflect on the impact of continuing education on the daily life of literacy teachers in the municipality of Angra dos Reis through an ethnographic research that I qualified as retrospective ethnography, since the observation work did not take place in the lived experience, but on memories of the experience already lived as a scholarship holder of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID). From the ethnographic point of view, it was possible to build this research object on the lived experience and rethink my own participation in the literacy teacher training project. To this end, I focused on a single literacy teacher whom I had the opportunity to follow during the project. As specific objectives, I sought to know how the federal government and the municipality studied carry out their training, as well as to analyze the results of the Angrense municipality compared to neighboring municipalities based on data provided by the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Through remembrance, it was possible not only to understand how the literacy teacher dealt with the contents learned in the continuing education spaces, but also what were the impacts of this training on her daily life. Through this original methodology, it was possible to conclude that, despite the new approaches and differentiated methodologies that these trainings offer, the educator felt stuck and sought to escape from the models proposed in the trainings, reaffirming her loyalty to the already familiar models. I observed, therefore, that at least this continuing education program, although very well-intentioned, ends up proving to be ineffective. This happens, firstly, because it is presented as a one-way street, disregarding the teaching experience and, furthermore, because it does not take into account the reality and differences present in the classrooms.33 p.Bayma, Andréa Cristina PavãoAlves, Maria AparecidaBenácchio, Rosilda NascimentoSouza, Maria Eduarda Silva de2023-09-13T22:44:35Z2023-09-13T22:44:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Eduarda Silva de. O impacto da formação continuada na prática de professores alfabetizadores do município de Angra dos Reis: uma interpretação a partir do Programa Tempo de Aprender. 2023. 33 p. 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