Estilos coordenativos: um estado da questão nos relatórios de pesquisa identificados no Portal da CAPES no primeiro quindênio (2001-2015) do século XXI
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29799 |
Resumo: | A pesquisa objetivou investigar categorias relacionadas à coordenação pedagógica, a partir de um estudo de revisão do tipo Estado da Questão, com base em relatórios de pesquisa – Dissertações e Teses –, sobre essa temática, realizadas no primeiro quindênio – 2001 a 2015 – do século XXI. Foram utilizados, para tanto, 45 trabalhos disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados foram analisados à luz da Teoria da Estruturação giddensiana. Para análise da questão, foram selecionadas as categorias – coordenabilidade, pantopia, investidura e práxis docente – considerando-os como atratores no espaço-tempo das pesquisas investigadas dentre os critérios estabelecidos. Observou-se a emergência de diferentes estilos coordenativos nos operadores da coordenação pedagógica, com prevalência do formalismo pedagógico, a partir do embate de suas coordenabilidades. As análises demonstraram que os coordenadores nas investiduras do processo de coordenar erigem nos estilos diversos gêneros coordenativos que amolgam, na implexidade do seu fazer, atos coordenantes e coordenativos, indicando a necessidade de perceber um coordenar separado da suplência e das bases formalistas. Palavras chave: Estado da questão, coordenação pedagógica e coordenabilidade. |
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Santos, Ivanildo CajazeiraGurgel, Paulo Roberto HolandaAragão, José Wellington Marinho deJesus, Marta Lícia Teles Brito deSouza, Lanara Guimarães deGurgel, Paulo Roberto Holanda2019-06-05T21:39:08Z2019-06-05T21:39:08Z2019-06-052018-02-21Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29799A pesquisa objetivou investigar categorias relacionadas à coordenação pedagógica, a partir de um estudo de revisão do tipo Estado da Questão, com base em relatórios de pesquisa – Dissertações e Teses –, sobre essa temática, realizadas no primeiro quindênio – 2001 a 2015 – do século XXI. Foram utilizados, para tanto, 45 trabalhos disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados foram analisados à luz da Teoria da Estruturação giddensiana. Para análise da questão, foram selecionadas as categorias – coordenabilidade, pantopia, investidura e práxis docente – considerando-os como atratores no espaço-tempo das pesquisas investigadas dentre os critérios estabelecidos. Observou-se a emergência de diferentes estilos coordenativos nos operadores da coordenação pedagógica, com prevalência do formalismo pedagógico, a partir do embate de suas coordenabilidades. As análises demonstraram que os coordenadores nas investiduras do processo de coordenar erigem nos estilos diversos gêneros coordenativos que amolgam, na implexidade do seu fazer, atos coordenantes e coordenativos, indicando a necessidade de perceber um coordenar separado da suplência e das bases formalistas. Palavras chave: Estado da questão, coordenação pedagógica e coordenabilidade.ABSTRACT:The aim of the research was to investigate pedagogical coordination based on a review of the State of the question type in the research reports on this topic in the period from 2001 to 2015of the 21st century. The categories were divided into four categories, as attractors in the space-time of the investigations investigated among the established criteria: coordination, pantopia, investiture and teaching praxis. The sources used were research reports (Dissertations and Theses) available in the thesis bank and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in a total of 45 papers. The results were analyzed in the light of the Giddensian Theory of Structure and the emergence of different coordinating styles in the pedagogical coordination operators, with the prevalence of pedagogical formalism, starting from the clash of their coordinates. The analyzes showed that the coordinators in the endowments of the coordinating process erect in the styles different coordinating genres that amalgamate, in the implementation of their work, coordinating and coordinating acts, indicating the need to perceive a separate coordination of substitution and formalist bases.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-10T12:57:48Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Ivanildo Cajazeiras cSantos.pdf: 4035379 bytes, checksum: 9fc7328a2aa3393ba1763f5dd0491e05 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T21:39:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Ivanildo Cajazeiras cSantos.pdf: 4035379 bytes, checksum: 9fc7328a2aa3393ba1763f5dd0491e05 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T21:39:08Z (GMT). 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