AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36536 |
Resumo: | O presente trabalho se preocupa em compreender de que forma o reality show Big Brother Brasil busca incorporar as vozes da sua audiência na narrativa do programa. Para tanto, utilizou-se o método da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva sobretudo quantitativa, na qual foram analisados os dados de quantidade de inserções e tempo de tela dos espectadores do programa no quadro O Brasil Tá Vendo, na 21a edição do reality. Apoiando-se no estudo do fenômeno dos fãs, do gênero reality show, da dinâmica do BBB com a internet e com as redes sociais digitais e das transformações do programa ao longo dos seus 20 anos no ar, foram construídos e aplicados cinco marcadores (voz da produção, voz da audiência, telespectadores comuns, webcelebridades e celebridades) para Análise de Conteúdo, com o objetivo de validar as hipóteses estipuladas. Estas, por sua vez, realizam a provocação em torno do real espaço concedido aos fãs no O Brasil Tá Vendo, e, dentro disso, quem são eles, qual conteúdo emitem, e de que maneira aparecem no quadro. |
id |
UFBA-2_0a12c336fca26f5d2650a6a04544281e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36536 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-01-20T13:53:06Z2023-01-20T13:53:06Z2022https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36536Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2023-01-09T13:17:28Z No. of bitstreams: 1 As vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdf: 34388217 bytes, checksum: 80eb8b87c8745b11f8710f98dea95376 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-01-20T13:53:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 As vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdf: 34388217 bytes, checksum: 80eb8b87c8745b11f8710f98dea95376 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T13:53:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 As vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdf: 34388217 bytes, checksum: 80eb8b87c8745b11f8710f98dea95376 (MD5) Previous issue date: 2022O presente trabalho se preocupa em compreender de que forma o reality show Big Brother Brasil busca incorporar as vozes da sua audiência na narrativa do programa. Para tanto, utilizou-se o método da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva sobretudo quantitativa, na qual foram analisados os dados de quantidade de inserções e tempo de tela dos espectadores do programa no quadro O Brasil Tá Vendo, na 21a edição do reality. Apoiando-se no estudo do fenômeno dos fãs, do gênero reality show, da dinâmica do BBB com a internet e com as redes sociais digitais e das transformações do programa ao longo dos seus 20 anos no ar, foram construídos e aplicados cinco marcadores (voz da produção, voz da audiência, telespectadores comuns, webcelebridades e celebridades) para Análise de Conteúdo, com o objetivo de validar as hipóteses estipuladas. Estas, por sua vez, realizam a provocação em torno do real espaço concedido aos fãs no O Brasil Tá Vendo, e, dentro disso, quem são eles, qual conteúdo emitem, e de que maneira aparecem no quadro.porUniversidade Federal da BahiaCOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURAUFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASBig Brother BrasilFãFã - Análise de conteúdoTelevisãoInternetAS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21Bachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGutmann, JulianaNascimento, Jessica Latricia Lordelo doreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTAs vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdf.txtAs vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdf.txtExtracted texttext/plain199854https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36536/3/As%20vozes%20dos%20f%c3%a3s%20no%20Big%20Brother%20Brasil_%20uma%20an%c3%a1lise%20de%20conte%c3%bado%20do%20quadro%20O%20Brasil%20T%c3%a1%20Vendo%20no%20BBB%2021%20%281%29.docx%20%281%29%20-%20J%c3%a9ssica%20Lordelo.pdf.txt61ca4b32f0e0a06b210c11b20279f348MD53ORIGINALAs vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdfAs vozes dos fãs no Big Brother Brasil_ uma análise de conteúdo do quadro O Brasil Tá Vendo no BBB 21 (1).docx (1) - Jéssica Lordelo.pdfapplication/pdf34388217https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36536/1/As%20vozes%20dos%20f%c3%a3s%20no%20Big%20Brother%20Brasil_%20uma%20an%c3%a1lise%20de%20conte%c3%bado%20do%20quadro%20O%20Brasil%20T%c3%a1%20Vendo%20no%20BBB%2021%20%281%29.docx%20%281%29%20-%20J%c3%a9ssica%20Lordelo.pdf80eb8b87c8745b11f8710f98dea95376MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36536/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/365362023-01-21 02:03:49.699oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-01-21T05:03:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
title |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
spellingShingle |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 Nascimento, Jessica Latricia Lordelo do CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Big Brother Brasil Fã Fã - Análise de conteúdo Televisão Internet |
title_short |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
title_full |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
title_fullStr |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
title_full_unstemmed |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
title_sort |
AS vozes dos fãs no Big Brother Brasil: uma análise de conteúdo do quadro O Brasil tá vendo no BBB 21 |
author |
Nascimento, Jessica Latricia Lordelo do |
author_facet |
Nascimento, Jessica Latricia Lordelo do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gutmann, Juliana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jessica Latricia Lordelo do |
contributor_str_mv |
Gutmann, Juliana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Big Brother Brasil Fã Fã - Análise de conteúdo Televisão Internet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Brother Brasil Fã Fã - Análise de conteúdo Televisão Internet |
description |
O presente trabalho se preocupa em compreender de que forma o reality show Big Brother Brasil busca incorporar as vozes da sua audiência na narrativa do programa. Para tanto, utilizou-se o método da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva sobretudo quantitativa, na qual foram analisados os dados de quantidade de inserções e tempo de tela dos espectadores do programa no quadro O Brasil Tá Vendo, na 21a edição do reality. Apoiando-se no estudo do fenômeno dos fãs, do gênero reality show, da dinâmica do BBB com a internet e com as redes sociais digitais e das transformações do programa ao longo dos seus 20 anos no ar, foram construídos e aplicados cinco marcadores (voz da produção, voz da audiência, telespectadores comuns, webcelebridades e celebridades) para Análise de Conteúdo, com o objetivo de validar as hipóteses estipuladas. Estas, por sua vez, realizam a provocação em torno do real espaço concedido aos fãs no O Brasil Tá Vendo, e, dentro disso, quem são eles, qual conteúdo emitem, e de que maneira aparecem no quadro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-20T13:53:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-20T13:53:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Bacharelado info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36536 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36536/3/As%20vozes%20dos%20f%c3%a3s%20no%20Big%20Brother%20Brasil_%20uma%20an%c3%a1lise%20de%20conte%c3%bado%20do%20quadro%20O%20Brasil%20T%c3%a1%20Vendo%20no%20BBB%2021%20%281%29.docx%20%281%29%20-%20J%c3%a9ssica%20Lordelo.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36536/1/As%20vozes%20dos%20f%c3%a3s%20no%20Big%20Brother%20Brasil_%20uma%20an%c3%a1lise%20de%20conte%c3%bado%20do%20quadro%20O%20Brasil%20T%c3%a1%20Vendo%20no%20BBB%2021%20%281%29.docx%20%281%29%20-%20J%c3%a9ssica%20Lordelo.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36536/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61ca4b32f0e0a06b210c11b20279f348 80eb8b87c8745b11f8710f98dea95376 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459657785638912 |