Avaliação da consciência fonológica em crianças que possuem desvios fonológicos
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29828 |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação é investigar a consciência fonológica de crianças com desvios fonológicos, através da análise do desempenho dessas crianças em diferentes tarefas direcionadas e controladas, de forma a contemplar como os padrões de simplificação fonológica estão correlacionados com níveis de desenvolvimento da consciência fonológica. Os dados referentes ao desenvolvimento fonológico foram obtidos mediante a aplicação do Exame Fonético-Fonológico (ERT), através da eliciação da fala infantil por nomeação espontânea controlada. A população estudada é formada de dez crianças pertencentes à primeira, segunda e terceira séries, que possuem desvios fonológicos. Para a investigação das habilidades em consciência fonológica, foram utilizadas as seguintes tarefas propostas por Carvalho (2003): reconhecimento de rimas, reconhecimento de sílaba inicial, reconhecimento de sílaba do meio, reconhecimento de sílaba final, reconhecimento do fonema inicial e reconhecimento do fonema final. Os dados foram analisados individualmente e, depois, enquanto grupo. Como resultados, pode-se perceber que as crianças que possuem estes desvios utilizam-se de diferentes níveis de consciência fonológica ao refletirem sobre a estrutura fonológica da língua. Enquanto grupo, todas as unidades estão consolidadas tanto no nível da sensibilidade fonológica, quanto da consciência fonológica plena (com exceção das rimas). Conhecer a performance de crianças com desvios fonológicos é de suma importância, pois contempla a compreensão do próprio desvio de linguagem e contribui para a construção dos programas de reabilitação ou de estimulação das habilidades fonológicas direcionadas às necessidades individuais. |
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Oliveira, Marcus Vinicius BorgesTeixeira, Elizabeth Reis2019-06-12T13:18:55Z2019-06-12T13:18:55Z2019-06-122009http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29828O objetivo principal desta dissertação é investigar a consciência fonológica de crianças com desvios fonológicos, através da análise do desempenho dessas crianças em diferentes tarefas direcionadas e controladas, de forma a contemplar como os padrões de simplificação fonológica estão correlacionados com níveis de desenvolvimento da consciência fonológica. Os dados referentes ao desenvolvimento fonológico foram obtidos mediante a aplicação do Exame Fonético-Fonológico (ERT), através da eliciação da fala infantil por nomeação espontânea controlada. A população estudada é formada de dez crianças pertencentes à primeira, segunda e terceira séries, que possuem desvios fonológicos. Para a investigação das habilidades em consciência fonológica, foram utilizadas as seguintes tarefas propostas por Carvalho (2003): reconhecimento de rimas, reconhecimento de sílaba inicial, reconhecimento de sílaba do meio, reconhecimento de sílaba final, reconhecimento do fonema inicial e reconhecimento do fonema final. Os dados foram analisados individualmente e, depois, enquanto grupo. Como resultados, pode-se perceber que as crianças que possuem estes desvios utilizam-se de diferentes níveis de consciência fonológica ao refletirem sobre a estrutura fonológica da língua. Enquanto grupo, todas as unidades estão consolidadas tanto no nível da sensibilidade fonológica, quanto da consciência fonológica plena (com exceção das rimas). Conhecer a performance de crianças com desvios fonológicos é de suma importância, pois contempla a compreensão do próprio desvio de linguagem e contribui para a construção dos programas de reabilitação ou de estimulação das habilidades fonológicas direcionadas às necessidades individuais.The aim of this work is to investigate phonological awareness in phonologically deviant children by means of assessing their behavior in different controlled tasks so as to establish how phonological simplifying patterns may correlate to phonological awareness developmental patterns. Data on phonological development were elicited through the application of the ERT Phonetic-Phonological Assessment, which uses naming game for eliciting spontaneous controlled infant speech. The population studied comprised ten phonologically deviant children attending first, second and third grades. In order to asses phonological awareness skills, the following tasks proposed by Carvalho (2003) were used: rhyme recognition, initial syllable recognition, middle syllable recognition, final syllable recognition, initial phoneme recognition and final phoneme recognition. Analyses were undertaken of subjects’ data individually and as overall group. Results indicate that phonologically deviant children use different levels of phonological awareness when reflecting on language’s phonological structure. In terms of their overall behavior, all unities are consolidated not only in terms of phonological sensitivity but also of full phonological awareness (with the exception of rhymes). The knowledge of how deviant children perform in terms of phonological awareness tasks is of special relevance as it throws light on comprehending deviance and contributes towards the construction of rehabilitation programs and of the stimulation of phonological skills focused on individual needs.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-06-10T19:55:21Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Oliveira, Marcus Vinicius Borges.pdf: 1788097 bytes, checksum: 0b0b526a21392a25717a987c89db33ac (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2019-06-12T13:18:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Oliveira, Marcus Vinicius Borges.pdf: 1788097 bytes, checksum: 0b0b526a21392a25717a987c89db33ac (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-12T13:18:55Z (GMT). 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