Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625 |
Resumo: | Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996). |
id |
UFBA-2_0d3ce5d8ec8d94d93a623d8dd9e419cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/23625 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
PINHEIRO, Fabiola de Oliveira FernandesBRANDÃO, José Maurício ValleFONSECA, Diana Santiago daQUEIROZ, Flavio José Gomes deSANTOS, Gilson Magno dosKONOPLEVA, Ekaterina2017-07-24T10:58:35Z2017-07-24T10:58:35Z2017-07-242016-10-11http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996).This work aims at investigating piano repertoire with catholic religious references, especially the music composed by José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Therefore, it was necessary to become familiar with publications in the area of Theomusicology as the foundation of the present research. Considerations of analytical nature are largely based on comprehensive musicianship texts. After a literature review, comparisons of the tenuous limits between music designated for the temple (sacred music) and music designated for the concert hall (concert music) have been presented, as well as an examination of numerous precedents in the composition of catholic music for piano. To conclude, a small but significant collection of Almeida Prado’s pianistic works is discussed:Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) [Nights of Solesmes] and Toccata da Alegria (1996) [Joy Toccata].Submitted by Fabiola de Oliveira Fernandes Pinheiro (fabiola.o.f@hotmail.com) on 2017-07-07T11:48:28Z No. of bitstreams: 1 DOUTORADO - fabiola.pdf: 6627419 bytes, checksum: a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-07-24T10:58:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOUTORADO - fabiola.pdf: 6627419 bytes, checksum: a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-24T10:58:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOUTORADO - fabiola.pdf: 6627419 bytes, checksum: a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)MúsicaExecução MusicalTeomusicologiacatolicismomúsica para pianoAlmeida PradoElementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Pradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDOUTORADO - fabiola.pdfDOUTORADO - fabiola.pdfapplication/pdf6627419https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/1/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdfa23eaffa93bd266250f9528555b19e88MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDOUTORADO - fabiola.pdf.txtDOUTORADO - fabiola.pdf.txtExtracted texttext/plain210742https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/3/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdf.txt3dad3e903871bb7c2c44ebb7c51ade4cMD53ri/236252022-03-16 22:10:23.989oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:10:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
title |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
spellingShingle |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes Música Execução Musical Teomusicologia catolicismo música para piano Almeida Prado |
title_short |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
title_full |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
title_fullStr |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
title_full_unstemmed |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
title_sort |
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado |
author |
PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes |
author_facet |
PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BRANDÃO, José Maurício Valle |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
FONSECA, Diana Santiago da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
QUEIROZ, Flavio José Gomes de SANTOS, Gilson Magno dos KONOPLEVA, Ekaterina |
contributor_str_mv |
BRANDÃO, José Maurício Valle FONSECA, Diana Santiago da QUEIROZ, Flavio José Gomes de SANTOS, Gilson Magno dos KONOPLEVA, Ekaterina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Música Execução Musical Teomusicologia |
topic |
Música Execução Musical Teomusicologia catolicismo música para piano Almeida Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
catolicismo música para piano Almeida Prado |
description |
Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996). |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-10-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-24T10:58:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-24T10:58:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/1/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/3/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 3dad3e903871bb7c2c44ebb7c51ade4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459542801940480 |