Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625
Resumo: Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996).
id UFBA-2_0d3ce5d8ec8d94d93a623d8dd9e419cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/23625
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling PINHEIRO, Fabiola de Oliveira FernandesBRANDÃO, José Maurício ValleFONSECA, Diana Santiago daQUEIROZ, Flavio José Gomes deSANTOS, Gilson Magno dosKONOPLEVA, Ekaterina2017-07-24T10:58:35Z2017-07-24T10:58:35Z2017-07-242016-10-11http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996).This work aims at investigating piano repertoire with catholic religious references, especially the music composed by José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Therefore, it was necessary to become familiar with publications in the area of Theomusicology as the foundation of the present research. Considerations of analytical nature are largely based on comprehensive musicianship texts. After a literature review, comparisons of the tenuous limits between music designated for the temple (sacred music) and music designated for the concert hall (concert music) have been presented, as well as an examination of numerous precedents in the composition of catholic music for piano. To conclude, a small but significant collection of Almeida Prado’s pianistic works is discussed:Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) [Nights of Solesmes] and Toccata da Alegria (1996) [Joy Toccata].Submitted by Fabiola de Oliveira Fernandes Pinheiro (fabiola.o.f@hotmail.com) on 2017-07-07T11:48:28Z No. of bitstreams: 1 DOUTORADO - fabiola.pdf: 6627419 bytes, checksum: a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-07-24T10:58:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOUTORADO - fabiola.pdf: 6627419 bytes, checksum: a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-24T10:58:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOUTORADO - fabiola.pdf: 6627419 bytes, checksum: a23eaffa93bd266250f9528555b19e88 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)MúsicaExecução MusicalTeomusicologiacatolicismomúsica para pianoAlmeida PradoElementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Pradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDOUTORADO - fabiola.pdfDOUTORADO - fabiola.pdfapplication/pdf6627419https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/1/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdfa23eaffa93bd266250f9528555b19e88MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDOUTORADO - fabiola.pdf.txtDOUTORADO - fabiola.pdf.txtExtracted texttext/plain210742https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/3/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdf.txt3dad3e903871bb7c2c44ebb7c51ade4cMD53ri/236252022-03-16 22:10:23.989oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:10:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
title Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
spellingShingle Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes
Música
Execução Musical
Teomusicologia
catolicismo
música para piano
Almeida Prado
title_short Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
title_full Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
title_fullStr Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
title_full_unstemmed Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
title_sort Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
author PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes
author_facet PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRANDÃO, José Maurício Valle
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv FONSECA, Diana Santiago da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv QUEIROZ, Flavio José Gomes de
SANTOS, Gilson Magno dos
KONOPLEVA, Ekaterina
contributor_str_mv BRANDÃO, José Maurício Valle
FONSECA, Diana Santiago da
QUEIROZ, Flavio José Gomes de
SANTOS, Gilson Magno dos
KONOPLEVA, Ekaterina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Música
Execução Musical
Teomusicologia
topic Música
Execução Musical
Teomusicologia
catolicismo
música para piano
Almeida Prado
dc.subject.por.fl_str_mv catolicismo
música para piano
Almeida Prado
description Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996).
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-24T10:58:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-24T10:58:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/1/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23625/3/DOUTORADO%20-%20fabiola.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a23eaffa93bd266250f9528555b19e88
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
3dad3e903871bb7c2c44ebb7c51ade4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459542801940480