“EU, MODELO, MARTELO E MONUMENTO” Um estudo sobre a autofiguração em Bruno Tolentino
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27549 |
Resumo: | Este trabalho consiste no estudo da autofiguração em Bruno Tolentino como uma tomada de posição no campo literário brasileiro a partir da conciliação dos estudos sobre autofiguração com a Teoria dos Campos de Bourdieu. Reconhecendo a noção de autofiguração como a produção de imagens de si que abrange tanto a presença do autobiográfico em textos literários e críticos quanto a ficcionalização da biografia pelo próprio autor, bem como sua exposição pública, parte-se do pressuposto de que é possível identificar nas polêmicas, nas entrevistas, no arquivo e nas produções poéticas de Tolentino um investimento autofigurativo. Nesse sentido, o corpus analisado sugere uma atuação de Tolentino sobre sua figura de poeta em busca de uma posição de maior destaque no campo literário brasileiro, possibilitando a construção das figurações de poeta recém-chegado, de poeta polemista e de poeta pensador em prol de seu reconhecimento enquanto “poeta maior”. A mitificação da biografia pelo próprio autor, a instauração de antagonismos com outros agentes do campo e a presença de momentos autobiográficos na produção poética e ensaística constituem em Tolentino um empenho para demarcar sua diferença no campo contra a despersonalização formalista em direção ao retorno do autor como uma instância legitimadora, instituindo novas nuances na configuração do campo literário brasileiro. |
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Silva, Nívia Maria SantosSilva, Nívia Maria SantosAzevedo, Luciene Almeida deNogueira, ÉricoGraciano, Igor XimenesEl Fahl, Alana de Oliveira FreitasOrnelas, Sandro Santos2018-09-28T19:21:04Z2018-09-28T19:21:04Z2018-09-282018-04-16Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27549Este trabalho consiste no estudo da autofiguração em Bruno Tolentino como uma tomada de posição no campo literário brasileiro a partir da conciliação dos estudos sobre autofiguração com a Teoria dos Campos de Bourdieu. Reconhecendo a noção de autofiguração como a produção de imagens de si que abrange tanto a presença do autobiográfico em textos literários e críticos quanto a ficcionalização da biografia pelo próprio autor, bem como sua exposição pública, parte-se do pressuposto de que é possível identificar nas polêmicas, nas entrevistas, no arquivo e nas produções poéticas de Tolentino um investimento autofigurativo. Nesse sentido, o corpus analisado sugere uma atuação de Tolentino sobre sua figura de poeta em busca de uma posição de maior destaque no campo literário brasileiro, possibilitando a construção das figurações de poeta recém-chegado, de poeta polemista e de poeta pensador em prol de seu reconhecimento enquanto “poeta maior”. A mitificação da biografia pelo próprio autor, a instauração de antagonismos com outros agentes do campo e a presença de momentos autobiográficos na produção poética e ensaística constituem em Tolentino um empenho para demarcar sua diferença no campo contra a despersonalização formalista em direção ao retorno do autor como uma instância legitimadora, instituindo novas nuances na configuração do campo literário brasileiro.This work consists in the study of the self-figuration in Bruno Tolentino as a position taking in the Brazilian literary field starting from the conciliation of the studies on self-figuration with Bourdieu’s Field Theory. Recognizing the notion of self-figuration as the production of self-images that encompasses both the presence of the autobiographical in literary and critical texts and the fictionalization of the biography by the author himself, as well as his public display, one assumes that it is possible to identify in the controversies, in the interviews, in the archive and in the poetic productions of Tolentino a self-figurative investment. In this sense, the corpus analyzed suggests a performance by Tolentino about his poet figure in search of a position of greater prominence in the Brazilian literary field, making possible the construction of the images of newcomer poet, polemicist poet and thinker-poet in favor of his recognition as a “greater poet”. The mythification of the biography by the author himself, the establishment of antagonisms against other agents in the field and the presence of autobiographical moments in his poetic and essayistic production constitute in Tolentino a commitment to delimit his distinction in the field against the formalist depersonalization toward the author's return as a legitimating instance, instituting new nuances in the configuration of the Brazilian literary field.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-09-28T14:56:29Z No. of bitstreams: 1 TESE NÍVIA MARIA SANTOS SILVA - PPGLITCULT-UFBA - VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 5236390 bytes, checksum: c51a7df77638a1fa419fb56db0a9b9bc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-28T19:21:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE NÍVIA MARIA SANTOS SILVA - PPGLITCULT-UFBA - VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 5236390 bytes, checksum: c51a7df77638a1fa419fb56db0a9b9bc (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-28T19:21:04Z (GMT). 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