Crítica feminista negra da representação: Um estudo sobre auto-inscrição de corpos encapoeirados em práticas artísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luísa Gabriela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36744
Resumo: Este é um estudo sobre auto-inscrição de mulheres negras na cultura brasileira, a partir das produções artísticas de mulheres angoleiras, praticantes de Capoeira Angola. Quando investigamos questões sobre representação e auto-representação de mulheres negras na sociedade brasileira encontramos uma crítica feminista negra da representação. Trata-se da exposição dos problemas frente à representação e representatividade de mulheres negras na cultura. O racismo, branquitude e machismo são “naturalmente” aceitos nas narrativas da criação (no ato de inventar o mundo e a nós mesmas) determinando o direito (ou a ausência do direto) à vida. Nosso campo de estudo foca na produção de angoleiras, negras, em Salvador/BA, que desenvolvem práticas artísticas em outras linguagens, tendo a Capoeira Angola, arte de resistência negra, como inspiração para suas criações. O conceito de “corpo encapoeirado” é desenvolvido pela artista e pesquisadora negra, Nildes Sena (2015) que compartilha conhecimentos sobre corpos que têm inscritos em si a Capoeira Angola e que resistem às estruturas vigentes. Sua produção provoca diferentes diálogos sobre corpos negros. Lélia Gonzalez (1984), Sueli Carneiro (2002), Aparecida Bento (2002), Conceição Evaristo (2005; 2007) Grada Kilomba (2016) e Janja Araújo (1999a; 1999b; 2017) também nos inspiram ao expôr narrativas artísticas/intelectuais que impõem silenciamentos, estereótipos e imagens de desprestígio às mulheres negras na cultura.
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O conceito de “corpo encapoeirado” é desenvolvido pela artista e pesquisadora negra, Nildes Sena (2015) que compartilha conhecimentos sobre corpos que têm inscritos em si a Capoeira Angola e que resistem às estruturas vigentes. Sua produção provoca diferentes diálogos sobre corpos negros. Lélia Gonzalez (1984), Sueli Carneiro (2002), Aparecida Bento (2002), Conceição Evaristo (2005; 2007) Grada Kilomba (2016) e Janja Araújo (1999a; 1999b; 2017) também nos inspiram ao expôr narrativas artísticas/intelectuais que impõem silenciamentos, estereótipos e imagens de desprestígio às mulheres negras na cultura.This is a study about self definition for black women in the Brazilian culture, considering the cultural product and artistic creative process in the women who practice and lives the capoeira de Angola. When us starts rehearse about representation and self representation of black women in the Brazilian society, we found a feminist criticism of representation in art. The feminist criticism of black women representation in arts, study some aspects over the construction of a figure about black women in the cultural’s discourse. The racism, the whiteness and the patriarchy are a long time writing the creating narratives (inventing the whole and the idea of humanity itself) and choosing who was the right to life and create. The study has a focus on the production of black angoleiras, in the city of Salvador/BA, they developed artistic practices in many languages and the Angola’s Capoeira, art about black resistance is the inspiration for hers creations. The concept of “encapoeirado body” is developed for the black artist and researcher Nildes Sena interview in 2015 for this study about your pieces. It’s about bodies experiencing the Angola’s capoeira and this way, her resistance possibility many dialogs about the body questioning the representation of black women in arts. Black intellectuals like Lélia Gonzales (1984), Sueli Carneiro (2002), Aparecida Bento (2002), Conceição Evaristo (2005;2007), Grada Kilomba (2016) and Janja Araújo (1999a; 1999b; 2007) are the theoretical references for this study. Their contribution shows how the hegemonic narratives about arts and intellectually forced a silencing and stereotype images with one racist view about black women.Submitted by Luísa Gabriela Santos (praluisagabriela@gmail.com) on 2023-03-20T18:33:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTACAO_LUISAGABRIELA- REVISADA-REPOSITORIO.pdf: 3068607 bytes, checksum: fb1afc1d35134271a3acd3cfdc88bb96 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-03-21T09:56:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTACAO_LUISAGABRIELA- REVISADA-REPOSITORIO.pdf: 3068607 bytes, checksum: fb1afc1d35134271a3acd3cfdc88bb96 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T09:56:22Z (GMT). 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